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Tornar-se empreendedor é o sonho de muitas pessoas. Ser seu próprio patrão, gerenciar todos os aspectos do seu negócio e ter a possibilidade de conquistar a tão cobiçada liberdade financeira… Quem não quer?

Na teoria parece tudo muito fácil. Isso até você se deparar com a fase de planejamento que requer uma ideia inovadora, a ponto de se ter destaque no mercado frente a tantas empresas surgindo dia após dia.

Ter o investimento necessário em mãos não te traz a garantia de que sua ideia terá o retorno esperado. Tornar-se um empresário requer muita responsabilidade, além de todo o trabalho inicial para estabelecer uma marca totalmente nova no mercado.

Com isso, a franquia entra como uma opção bastante viável: marca já consolidada, modelo de negócio testado e aprovado, estratégia de marketing definida e todas as ferramentas necessárias prontas para serem geridas.

Investir em uma franquia tem suas vantagens e desvantagens, mas acaba se tornando uma opção com maiores chances de bons resultados, uma vez que já é uma empresa cujos métodos já foram avaliados e testados a fim de entregar serviços/produtos que atinjam as expectativas dos clientes.

Antes de abrir uma franquia é preciso avaliar diversos aspectos que vão impactar diretamente no sucesso da sua empresa. Desenvolvemos uma lista de cuidados para se ter antes de investir neste modelo de negócio e ter a certeza de que está no caminho certo!

1. Você tem um perfil empreendedor?

Primeiramente, é preciso que você descubra se tem o perfil certo para o ser um franqueado. Isso quer dizer que pessoas com espírito empreendedor tendem a se frustar ao se depararem com os limites impostos pelo modelo de franquias.

Cinco características essenciais para quem sonha em empreender

É preciso seguir uma série de regras que visam preservar a imagem da marca, o que impactaria diretamente em ações de marketing, por exemplo. É muito importante ter um espírito empreendedor, mas que isso não implique sair dos padrões estabelecidos pelo franqueador.

2. Seja realista

Não se iluda com a ideia de que investir em uma franquia é sinal de sucesso garantido. É necessário muito trabalho, principalmente nos momentos iniciais, para que o negócio decole. Ter uma marca estabelecida no mercado não quer dizer nada se o gerenciamento da unidade não está no caminho certo.

São diversos pontos que precisam estar em equilíbrio dentro de uma empresa. Então não é porque você é um franqueado que não precisará cuidar para que tudo ocorra dentro do planejado. Ter uma franquia de sucesso significa dedicação diária.

3. Avalie sua disponibilidade

Dependendo do segmento da franquia escolhida, será necessário trabalhar nos finais de semana, por exemplo. É preciso avaliar o quanto você está disponível para o novo negócio, se será sua fonte de renda ou apenas um complemento dela. Isso já definirá o quanto poderá investir de tempo.

É importante se dedicar o maior tempo possível, pois ninguém como o próprio dono para vestir a camisa e colocar todo o esforço necessário para se chegar no objetivo esperado.

4. Conheça o mercado

Conhecer o mercado em que atuará é imprescindível. Avalie se o segmento não está saturado, bem como a receptividade dos clientes na área em que pretende atuar.

Estudar o seu público e entender o comportamento dentro do mercado escolhido fará com que você tenha mais chances de se destacar em meio à concorrência.

5. Encontre os setores de seu interesse e os avalie com senso crítico

Fuja das franquias que estão na moda, pois o sucesso pode passar rapidamente. Invista em franquias que têm potencial de crescimento ou que já são bem estabelecidas na área em que atuam.

Descubra quais são seus interesses para que a partir deles você avalie as opções que mais lhe agradam em termos de negócio. Mas é preciso que você tenha um espírito crítico. Não é porque você ama sorvetes que a melhor escolha seja uma franquia de sorveteria…

Veja em que tipos de locais seria montada a franquia, se será necessário trabalhar aos finais de semana e veja se o que você está disposto a fazer bate com tudo que o negócio demanda.

Gostar de certas franquias não é o mesmo que gerenciá-las. É preciso gostar de fazer e  vender o produto/serviço também.

6. Visite as franquias de seu interesse e avalie a postura do franqueador

A melhor maneira de sentir o que será uma franquia é vê-la de perto. Visite-a como cliente e como potencial investidor para ver o andamento do negócio e coloque-se no lugar de quem trabalha lá.

Dessa forma você terá uma ideia real de como será seu dia a dia, poderá fazer perguntas sobre o franqueador e ver o nível de satisfação dos franqueados.

6  principais perguntas a fazer antes de abrir uma franquia

Outra coisa importante é avaliar a postura do franqueador. Veja quanto tempo de experiência com franquias ele possui, pois o ideal é que no mínimo ele esteja nesse ramo há dois anos.

Dessa maneira você terá dados mais concretos sobre o andamento do negócio e o franqueador terá experiência necessária para passar adiante. Um ponto crucial é descobrir se o franqueador possui uma unidade própria, pois isso significa que ele acredita em seu negócio.

7. Quais são os resultados?

Faça as contas e tenha ideia dos resultados que você espera comparados com o que a franquia projeta. Muitas pessoas se encantam com os números e acabam não avaliando o que os números representam numa parcela diária de vendas, por exemplo.

Avalie tudo com olhar crítico e não exite em perguntar sobre todas as projeções estimadas pelo franqueado para que tudo fique claro e você não assine o contrato por impulso.

8. De olho na concorrência

Tome cuidado com o excesso de concorrência e veja se o número de unidades em determinada cidade ou bairro está muito grande. Não adianta nada ser mais um entre tantos e acabar não atingindo os resultados estimados.

Às vezes a marca já está saturada e pode ser um completo fracasso abrir uma franquia dessa empresa. Aí entramos na questão das franquias da moda, que podem ser grandes sucessos por apenas um período de tempo e logo em seguida tomarem outros rumos.

9. Escolha bem o ponto

Este é o ponto mais crucial e que definirá o sucesso da sua franquia. Para escolher o ponto comercial é preciso que haja um estudo para mapear quais as chances daquele negócio prosperar em determinados bairros e áreas - ou dentro de um shopping center, por exemplo.

Como escolher o ponto comercial certo para sua franquia?

Veja quantas unidades da mesma franquias estão espalhadas pela cidade e evite a proximidade, pois se não você acabará tendo que dividir os lucros desnecessariamente. Se você acertar o ponto e mapeá-lo de maneira correta, sem dúvidas isso decidirá o sucesso do seu negócio.

10. Busque conhecimento

Invista na sua capacitação, principalmente se ainda não tem muita experiência como empresário. É importante ter noções de controle financeiro e planejamento estratégico. Você é quem determina os passos para fazer o negócio decolar, então nunca é demais investir em conhecimento!

E aí, será que você tomou todos os cuidados e está pronto para ir em busca de uma franquia de sucesso?

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