O desejo de começar um empreendimento é despertado em muitas pessoas que não aspiram mais passar anos na mesma empresa e instigam um desenvolvimento profissional significativo. Ter uma empresa próspera ao longo dos anos é um desafio constante a ser superado, e escolher o modelo certo de negócio será fundamental para encarar os problemas do dia a dia. Você, que já está decidido a empreender, está pronto para dar o passo mais fundamental de todos e escolher entre abrir um negócio próprio ou uma franquia?

Neste texto, vamos elencar as principais vantagens e desvantagens de cada modelo de negócio e, com isso, te ajudar a tomar a decisão correta!

Perfil de Empreendedor: qual é o seu?

Antes de começarmos é muito importante falarmos sobre características de empreendedor que vão te ajudar muito a decidir qual caminho seguir. 

Isso porque as franquias, por exemplo, são ideais para pessoas que não possuem tanta experiência de mercado e precisam desenvolver conhecimento em gestão de negócios. As franquias já têm um know-how imenso e provém treinamentos que auxiliam na gestão da empresa. Já um negócio próprio é responsabilidade do empreendedor montar toda a estratégia e planejamento de negócio, além de cuidar da gestão administrativa e financeira nos primeiros anos de empresa. 

Fazer uma autoanálise das suas forças e fraquezas, além de observar o seu estilo de trabalho, poderão esclarecer muito sobre o modelo de negócio adequado para a sua personalidade. Agora, vamos ao que interessa!

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Vantagens de abrir uma franquia

1. Mortalidade baixa

Os modelos de franquia, por já terem anos de mercado e experiência, possuem uma mortalidade de negócio significativamente menor que empreendimentos que começam do zero. Segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor faturou R$ 174,843 bilhões em 2018, e a taxa de mortalidade foi de apenas 3,9%. Neste modelo de negócio, portanto, há uma estabilidade financeira interessante para quem não quer correr riscos.

2. Suporte da franquia

Uma baixa mortalidade tem relação direta com o grande suporte que a franquia irá fornecer ao franqueado. Diretrizes de instalação, arquitetura e administração são passadas ao empreendedor que terá um bom acompanhamento em toda a jornada do negócio e, assim, reduzirá os riscos de quebra da empresa.

3. Facilidade em financiamento

Para você que ainda não possui todo o capital para aplicar em um negócio, saiba que investir em uma marca consolidada e estável no mercado é muito mais confiável para as instituições financeiras. Um empréstimo para abrir uma franquitem muito mais garantia de sucesso e, por isso, já até existem condições especiais para franquias.

Como conseguir investimento para meu negócio?

4. Investimento em marketing reduzido

Ainda falando sobre custos, nas franquias o seu investimento em marketing é bem reduzido porque a marca já é conhecida e esses esforços de divulgação são compartilhados com os outros franqueadores. Dessa maneira, você não precisa se preocupar em construir uma identidade visual do zero e investir pesado em branding.

A importância da identidade visual para as empresas

5. Compras compartilhadas

Outro ponto positivo é que todo material necessário para o seu negócio funcionar é comprado em escala, diminuindo o preço e garantindo uma matéria-prima com bons fornecedores.

6. Retorno de lucro

As franquias em geral, além de possuírem um investimento inicial mais interessante que negócios próprios, também possuem um retorno de investimento mais rápido. De acordo com ABF, 61% das redes de franquias estimam ter um prazo de retorno do investimento inicial entre 18 a 30 meses.

Desvantagens das franquias

1. Estrutura da empresa

Em uma franquia, será difícil você ter a liberdade de interferir no produto, marca, serviço ou até do marketing da empresa. É preciso ter disciplina para seguir as recomendações da franquia para manter uma boa relação entre franqueador e franqueado.

2. Ponto comercial

A localização do empreendimento dependerá muito do aval da franquia, pois geralmente já está bem mapeado as cidades e bairros em potencial que a marca deseja abrir de acordo com seus planos de expansão, o que pode comprometer seus objetivos.

3. Taxas e lucro

Há taxas fixas para pagar, como o uso da marca, taxas de marketing e, por vezes, royalties. Além disso, esteja ciente que você terá que compartilhar seus lucros com a franquia.

Vantagens de abrir um negócio próprio

1. Autonomia

Ao contrário das franquias, no seu negócio independente você terá grande autonomia para inovação de produtos, serviços e processos, além de poder remodelar a sua empresa conforme a sua necessidade e visão.

2. Identidade própria

Outra vantagem de iniciar um empreendimento do zero é deixá-lo mais próximo com seus gostos pessoais, desde arquitetura até modelo administrativo, alterando conforme suas diretrizes ou necessidades do seu público-alvo.

3. Expansão de negócio

Mais um ponto positivo de ter um negócio próprio é ter a possibilidade de expandir o seu negócio para o Brasil ou até mesmo em outros países. Nas franquias, você pode ter apenas novas franquias, mas o crescimento é bem mais limitado do que ter a sua própria marca.

Desvantagens de abrir um negócio independente

1. Comece tudo do zero

A maior e principal desvantagem é iniciar tudo desde o princípio e ter a certeza de que você será multitarefa nos primeiros anos de empresa, lidando com administração, contratação, supervisão, gestão entre outras demandas, caso você não ache parceiros adequados para delegar tarefas. O planejamento do negócios de toda a empresa dependerá de você.

2. Expertise e erros

Outra desvantagem é a falta de conhecimento em tantos processos que podem levar a erros de contratação e tomada de decisão. Desta forma, você terá a palavra final e irá arriscar, o que podem colocar em risco o futuro da sua empresa.

3. Sem uma boa ideia, um risco

Caso você não se destaque com uma grande ideia, espere uma competição acirrada e um longo prazo para posicionamento de mercado. Há muitas empresas em jogo com muita qualidade e vivência de mercado e que podem comprometer o crescimento da sua marca e prospecção de clientes.

Conclusão

Os dois modelos de negócio têm muitas vantagens e desvantagens, e cabe a você analisar com qual o seu perfil se encaixa mais. Verifique todos esses pontos, faça uma pesquisa aprofundada sobre crescimento de marcas e lucratividade de negócio, e decida qual o melhor caminho a seguir.

Caso tenha dúvidas em qual o seu perfil de empreendedor, faça um teste no nosso quiz e descubra como suas competências definem o tipo de gestor que você será.


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