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O medo da atual situação do país coloca as pessoas à pensar em criar novas oportunidades para si mesmas. A vontade de empreender vem em partes desse temor à crise e o desejo de autonomia aliado à independência financeira.

Hoje, vamos te mostrar o porque de investir no negócio de franquias em um momento de crise financeira nacional!

Negócio próprio ou  Franquia?

Passado o empurrão de sair para criar o próprio negócio, o empreendedor se depara com duas opções: criar do zero o conceito de uma marca própria e única ou investir em uma franquia. E nessa encruzilhada, o recomendado é avaliar se você tem o perfil para abrir uma franquia, ou seja, se tem o empreendedorismo nas veias, mas também a aptidão para seguir regras e padrões.

Franquias são modelos testados e com ótimos resultados ao redor do mundo, mas são para pessoas que não querem “inventar moda”. Se o seu perfil for mais dinâmico e independente, criador, pode gerar  problemas com o seu franqueador, por desfocar do rumo alinhado para toda a rede.

Uma das vantagens do sistema de franquia é, entre muitas, a oportunidade de comprar produtos de fornecedores coletivamente e assim, o gasto com os suprimentos necessários para o bom funcionamento da franquia abaixa consideravelmente. Além de manter o padrão da rede, a economia é significativa.

Parar tirar outras dúvidas que tenha sobre o tópico, leia nosso artigo Abrir empresa independente ou franquia?


Franquias morrem muito menos!

Como o momento de crise pede cautela, investir em um negócio do zero talvez seja arriscar com menos chances de retorno. A franquia, por ser uma fórmula pronta e já testada inúmeras vezes, dá a tranquilidade de que, a longo prazo, o investimento voltará ao bolso do franqueado.

O índice de falência em franquias nos dois primeiros anos é oito vezes menor do que negócios próprios, o que atrai muito os olhares para esse tipo de empresa em um momento que os riscos têm de ser milimetricamente calculados.

A nível nacional, o SEBRAE confirma que 50% dos negócios independentes fecham antes de completar 1 ano de funcionamento. Enquanto 92% das franquias sobrevivem após seus 5 anos de existência.

Para mais informações, leia o artigo como foi o mercado de franquias no ano passado.

Know-how do Franqueador

{{cta('93cec282-5985-4626-9c99-dfff739d52ef','justifyleft')}}Outra vantagem da abertura de uma franquia é o know-how que o franqueador passa ao franqueado: Uma franquia sólida e testada, como no ramo educacional, pode ser o certo para você. A princípio, investindo na abertura, mas olhando para a frente e assimilando que esse dinheiro é mais palpável de se receber de volta com o tempo. As franquias são como pisar em um solo mais firme do que o tiro no escuro de criar um negócio totalmente independente.

Não deixe de ler nosso artigo “Os melhores setores para abrir uma franquia em períodos de crise”.

A revista Exame define “know-how na área de franquias” como uma metodologia de administração, operação e desenvolvimento de produtos e serviços que juntamente à marca, criam um negócio facilmente replicável em diversas localidade. Essa “fórmula” é garantida por contrato e faz toda a diferença no desenvolvimento da franquia. O método e a informação são o que guiarão o franqueado na sua trajetória empreendedora.

Essa transferência de conhecimento deve ser feita de maneira transparente e extremamente detalhada. A criação de manuais de procedimentos, padrão de conduta, discurso e até de como operar as ferramentas de rotina do trabalho são de alta importância. Treinamentos de atendimento, gestão e cultura da rede agregam valor à franquia.

Investimentos em marketing

Gerir seu próprio negócio já é uma grande responsabilidade: finanças, funcionários, estruturas e marketing! Marketing? Sim! Para consolidar sua marca, você precisa investir em formas de divulgação online e offline, a criação de uma identidade visual, cores, fonte, materiais, entre outros detalhes da área.

Quando o seu negócio é uma franquia, você é poupado de todo esse planejamento. Franqueadores cobram uma taxa do franqueado para essas ações de marketing e essa taxa é prevista em contrato. O dinheiro destinado às estratégias produtos de marketing e abarca uma série de itens, variando de rede para rede.

Além do tempo e desgaste que você teria para planejar essa parte, que faz toda diferença em vendas, a visibilidade de uma unidade de franquia é muito maior quando comparada à uma independente, pois é associada as ações da franqueadora.

Nesse caso, a união faz a força em nome, imagem e vendas!


Se você tem mais dúvidas sobre o porque de abrir uma franquia, nós estamos disponíveis para te ajudar. Saiba como ser um franqueado inFlux