Empreender e obter sucesso não acontece da noite para o dia. Planejar, estudar e considerar diversos fatores são tarefas indispensáveis para que um novo negócio se desenvolva e trilhe o caminho do crescimento. Nesse contexto, uma das grandes dúvidas de quem tem interesse em empreender é saber se as franquias realmente são um bom negócio.

Mas o fato é que se tornar um franqueado é uma escolha mais certeira do que abrir um negócio do zero. As franquias têm vantagens que aumentam as chances êxito, trazendo mais segurança para o empreendedor. Afinal, ninguém quer perder tempo e dinheiro.

Neste artigo, vamos explicar por que abrir uma franquia representa um investimento mais seguro. Encontrando o franqueador certo para o seu perfil de negócio, você contará com inúmeros benefícios. Confira!

Marca reconhecida

Os produtos e serviços de uma rede de franquias foram testados e aprovados em muitas praças. Esses resultados sinalizam que a marca tem aceitação do consumidor e processos eficazes, reforçando a tese de que franquias são um bom negócio.

O desafio do novo franqueado é trabalhar para conduzir a operação com qualidade e elevar a reputação da marca. Agora, cabe a você avaliar qual marca tem os diferenciais e as soluções de qualidade para se manter sólida no mercado.

Suporte do franqueador

Começar um negócio próprio é um caminho árduo, com grandes desafios e dificuldades. No sistema de franquias, esse caminho pode ser facilitado, pois o franqueado recebe auxílio do franqueador em todas as etapas do negócio.

A rede oferece treinamentos, presta consultorias, manuais de gestão, desenvolve o marketing e dá suporte para que o franqueado conduza a empresa da melhor forma. São sinônimos de segurança ao franqueado, que estará sempre amparado pelo know how da marca.

Modelo de negócios pronto

O franqueado tem acesso a um plano de negócios pronto. Isso contribui para a operacionalização e o gerenciamento da franquia. No plano de negócios, são estabelecidos fatores importantes para a gestão da empresa e instruções para conduzir o empreendimento atingindo os melhores resultados. Como esse plano está predefinido e validado pela franquia, o empreendedor corre menos riscos, mais uma prova de que as franquias são um bom negócio.

Mercado consolidado

Além de todas essas seguranças, as franquias têm sistemas consolidados no mercado. É o que revela os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) no panorama de desempenho de 2017, que fez projeções muito positivas para 2018, como a estimativa de um aumento entre 8 e 10% no faturamento. A instituição mostrou também que o franchising é um setor importante para o mercado brasileiro, que pode ter um aumento de 5 a 6% de empregos em relação ao ano passado.

Em plena expansão, as franquias são um investimento mais seguro e promissor em qualquer momento econômico, até mesmo em épocas de crise. Esses são alguns dos benefícios oferecidos por uma franquia, que trazem segurança ao investidor e diminui os riscos, colocando você em vantagem competitiva e um passo à frente da concorrência.

Para usufruir ainda mais dessas vantagens, lembre-se de escolher uma franquia alinhada ao seu perfil, conciliando as características do negócio com as suas afinidades.

--

Agora você sabe porque as franquias são um bom negócio. Acompanhe as novidades do blog da inFlux e leia mais conteúdo relevante com dicas sobre esse mercado!