blogpost_educacao.png

Construir um negócio de sucesso requer a avaliação de muitos fatores, como o tanto de dinheiro que é necessário para fazer o investimento, o mercado da sua região e o setor ideal para começar. 

Na procura de uma área para atuar, muitos produtos são ofertados para o investidor, como franquias de alimentação, estética e vestuário. Esses tipos de negócio sofrem mais com modismos e efemeridades do que o setor educacional, por exemplo. 

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF) em 2015, as franquias educacionais cresceram 8,7% em faturamento e 4% em número de unidades. 

Investir na educação é fincar o pé em um mercado sólido, onde a demanda não para de crescer. Cada vez mais, as pessoas precisam se qualificar para entrar no mercado de trabalho, serem promovidos ou conquistar uma vaga em boas universidades. O atual cenário de recessão no país faz os indivíduos investirem em projetos que darão retorno profissional. E conhecimento é algo que ninguém pode tirar de você!

 

42314612_l.jpg
Conhecimento, formação e criatividade são fatores importantes para o sucesso! 

O importante é definir onde atacar! 

Cursos de capacitação técnica, idiomas, ensino à distância e habilidades socioemocionais são exemplos do que vamos explorar mais além neste artigo. Além de expor as possibilidades que a tecnologia aliada à educação podem trazer ao seu negócio. 

Conheça as tendências que estão a seu favor 

Se existe uma área que pode se aproveitar das evoluções tecnológicas, esta é a educação! A cada dia, novos softwares de ensino para avaliações e aprendizagem didática são lançados e otimizados. E o mais incrível: tudo na palma da mão. O aprimoramento de tablets, celulares e notebooks é cada vez mais fundamental no processo de aprendizagem. Sai na frente quem consegue adaptar para o seu método de ensino.

Outra tendência que está em voga, é a valorização de inteligências que não são “aprendidas na escola”. O conhecimento lógico-matemático valorizado na escola formal não é mais o suficiente para a formação de uma pessoa, nem para o seu ingresso no mercado de trabalho.

Na teoria de Howard Gardner existem 12 tipos de inteligências diferentes, e você pode explorar cursos de capacitação em cada uma delas. Por exemplo, para estimular a inteligência interpessoal, um curso de oratória cairia como uma luva. Já a linguística dá espaço para o ensino de idiomas estrangeiros.

 42314378_l.jpgSaiba quais as tendências do mercado e do público da área de Educação

Desvie da crise escolhendo a educação 

Após um período de bonança, o país hoje vive uma dura recessão. Cortam-se viagens, compras e luxos e dedica-se o dinheiro em medidas pontuais que produzam frutos no futuro. Para tirar um valor do banco, as pessoas pensam uma, duas, três vezes!

Nesse sentido, a busca por diferenciais para concorrer a um emprego é incessante. Mais do que a experiência profissional, o quanto um candidato se dedicou a estudar conta muito mais na hora da contratação. As empresas querem alguém que faça a diferença no seu quadro de funcionários. Escolhem quem tem mais pique para aguentar as pressões do mercado e capacidade de se moldar às diversas funções requeridas.

 O ensino de idiomas é parte integrante desses diferenciais. A maioria dos artigos mais recentes, melhores softwares e ferramentas são feitos exclusivamente em inglês. Para uma empresa multinacional, por exemplo, é o primeiro requisito avaliado em um currículo. 

Os cursos à distância (EAD), também têm destaque nesse cenário. As mensalidades são mais baratas e os horários flexíveis. É possível trabalhar e estudar com mais facilidade. Segundo dados da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), o total de alunos à distância ultrapassa a marca de 3,8 milhões.

 

O que pode ser o diferencial do meu negócio na área educacional?

Para alcançar um lugar de destaque no meio dos seus concorrentes, é preciso contar com as ferramentas mais atuais para o ensino e aprendizagem, como vemos: 

  • Nos distraímos muito em aulas por conta dos nossos eletrônicos. Levando a tecnologia para dentro da escola, os alunos ficam mais entretidos e interessados no conteúdo. A utilização de aplicativos e games deve ser sempre atrelada a um fundo pedagógico.
  • Explore metodologias em que o aluno possa aprender pela ação! O “botar a mão na massa” estimula o aprendizado de uma forma mais completa e possibilita a criação e inovação na educação.
  • Faça questão de montar uma plataforma online, em que os seus alunos e clientes possam interagir com o conteúdo, mesmo sem estarem na escola. Podem variar de postagens em Blog, até vídeos com as aulas explicadas de um modo dinâmico e interativo.
  • Preocupe-se com a acessibilidade do seu espaço e conteúdo. Alunos com deficiências físicas devem ser incluídos e valorizados dentro da sua escola. Que tal construir uma rampa de acesso, ou um livro didático em braille?
  • Ainda, o seu espaço físico deve proporcionar o convívio e interação entre alunos, professores e funcionários. A troca de experiências deve acontecer a todo momento, não apenas em horário de aula.
  • Tenha em seu corpo pedagógico, profissionais competentes e um material didático que te dê a segurança que um bom trabalho está sendo feito. A partir disso, também poderá investir na capacitação humana desses profissionais, para que ensinem mais do que o conteúdo, mas também a cultura do seu empreendimento.

 42311700_l.jpgAposte na capacitação pessoal e profissional para uma melhor troca de experiências

Quem já está trabalhando nesses moldes? 

Se criar um negócio do zero não for pra você, uma boa alternativa é procurar franquias consolidadas que já trabalham no ramo educacional. A inFlux English é referência em ensino de idiomas. 

Com mais de 120 escolas franqueadas, a inFlux oferece garantia de aprendizado a todos os alunos. Com um curso para cada tipo de público, é possível fazer cursos de inglês para negócios, temáticos de viagens, intensivos, além dos tradicionais cursos “Regular”, “Teens” e “Kids”. 

A escola possui um método exclusivo de ensino, que garante o aprendizado do inglês em até dois anos e meio. Além de contar com atividades extras e portal online exclusivo para alunos e conteúdos em vídeo, blog e games!

Guia: Franquia de Idiomas