5 livros para empreendedores que podem te ensinar muita coisa
A leitura sempre será uma ferramenta importante para adquirir mais conhecimento e aprender com a experiência de outros; confira aqui cinco livros que podem te ajudar na sua trajetória empreendedora
As grandes livrarias estão repletas de materiais sobre empreendedorismo para empreendedores por sempre entre os mais vendidos nas principais listas do Brasil. Também por isso, é muito comum que pessoas interessadas em empreendimentos fiquem confusas na hora de escolher uma obra. Nem sempre os empreendedores sabem qual se adapta melhor ao seu momento e algumas obras são repletas de conceitos difíceis e desconhecidos para quem não está acostumado.
Nesse texto, vamos apresentar alguns exemplos de obras que podem inspirar empreendedores e ensinar muito sobre vários aspectos de gestão.
Liderança, de Alex Ferguson e Michael Moritz
Sir Alex Ferguson é um dos técnicos de futebol mais bem-sucedidos da história. Ele assumiu o Manchester United em 1986, após um mau começo de temporada, no qual o time estava na 19ª posição. Dirigiu o clube por 26 anos e conquistou 38 troféus, incluindo 13 títulos da Premier League, dois títulos mundiais e duas Ligas dos Campeões.
Em Liderança, Alex Ferguson conta histórias da carreira, revela segredos dos anos de sucesso do Manchester United e coloca os quatro pilares que balizaram a sua carreira no futebol: disciplina, controle, trabalho em equipe e motivação.
Nas palavras dele: “o meu trabalho era fazer os jogadores acreditarem que o impossível era possível”. Não é a toa que, até hoje, o estádio do Manchester United tem um banner com os títulos, a imagem de Ferguson e a frase the impossible dream.
O lado difícil das situações difíceis, de Ben Horowitz
Nem sempre apenas histórias de sucesso são inspiradoras. O livro O Lado Difícil Das Situações Difíceis, de Ben Horowitz, mostra um pouco do que você pode aprender com “o outro lado” das empresas - as respostas para as situações complicadas que as faculdades de administração não ensinam.
Horowitz passou pela bolha das empresas pontocom, em 2000, quando desenvolveu uma startup que foi muito grande e depois faliu. Ele escreve sobre como o sentimento de fracasso pode levar as pessoas a perderem totalmente o prazer no negócio que construíram, mas coloca uma diferenciação importante entre “fracasso” e “luta”. “Só será fracasso se formos fracos e desistirmos: se for luta, sairemos melhores do outro lado”.
Pense Simples, de Gustavo Caetano
Gustavo Caetano é CEO da Samba Tech, uma das empresas mais inovadoras da América segundo a Fast Company e também fundou a Associação Brasileira de Startups (ABStartups). Para ele, que busca resultados para uma empresa tem que se manter simples, leve e ágil. Esse é o seu principal recado nesta obra. Ele também explica o que compõe o chamado “DNA de um bom Empreendedor”, falando principalmente sobre inovação.
Estratégia do Oceano Azul, de Reneé Mauborgne e W. Chan Kim
Um dos livros mais importantes sobre liderança e cultura corporativa, A Estratégia do Oceano Azul é uma referência sobre como pensar os negócios através da criação das oportunidades e um dos mais interessantes para empreendedores.
Na obra, os autores diferenciam as estratégias do “oceano vermelho”, no qual as mesmas empresas brigam pelos mesmos clientes e o “oceano azul”, no qual as empresas oferecem valor aos seus clientes e abrem uma demanda julgada inexistente até então.
Antifrágil, de Nissim Nicolas Taleb
Como reverter uma crise a seu favor? O livro Antifrágil, de Nissim Nicolas Taleb, traz uma série de questionamentos e respostas interessantes para fazer você - e a sua empresa - sobreviver às crises. Não diz respeito a evitar o caos, mas a ter resiliência diante dele - não quebrar, não se romper, mas suportar situações extremas sem alterações.