As grandes livrarias estão repletas de materiais sobre empreendedorismo para empreendedores por sempre entre os mais vendidos nas principais listas do Brasil. Também por isso, é muito comum que pessoas interessadas em empreendimentos fiquem confusas na hora de escolher uma obra. Nem sempre os empreendedores sabem qual se adapta melhor ao seu momento e algumas obras são repletas de conceitos difíceis e desconhecidos para quem não está acostumado.

Nesse texto, vamos apresentar alguns exemplos de obras que podem inspirar empreendedores e ensinar muito sobre vários aspectos de gestão.


Liderança, de Alex Ferguson e Michael Moritz

Sir Alex Ferguson é um dos técnicos de futebol mais bem-sucedidos da história. Ele assumiu o Manchester United em 1986, após um mau começo de temporada, no qual o time estava na 19ª posição. Dirigiu o clube por 26 anos e conquistou 38 troféus, incluindo 13 títulos da Premier League, dois títulos mundiais e duas Ligas dos Campeões. 

Em Liderança, Alex Ferguson conta histórias da carreira, revela segredos dos anos de sucesso do Manchester United e coloca os quatro pilares que balizaram a sua carreira no futebol: disciplina, controle, trabalho em equipe e motivação. 

Nas palavras dele: “o meu trabalho era fazer os jogadores acreditarem que o impossível era possível”. Não é a toa que, até hoje, o estádio do Manchester United tem um banner com os títulos, a imagem de Ferguson e a frase the impossible dream.


O lado difícil das situações difíceis, de Ben Horowitz

Nem sempre apenas histórias de sucesso são inspiradoras. O livro O Lado Difícil Das Situações Difíceis, de Ben Horowitz, mostra um pouco do que você pode aprender com “o outro lado” das empresas - as respostas para as situações complicadas que as faculdades de administração não ensinam.

Horowitz passou pela bolha das empresas pontocom, em 2000, quando desenvolveu uma startup que foi muito grande e depois faliu. Ele escreve sobre como o sentimento de fracasso pode levar as pessoas a perderem totalmente o prazer no negócio que construíram, mas coloca uma diferenciação importante entre “fracasso” e “luta”. “Só será fracasso se formos fracos e desistirmos: se for luta, sairemos melhores do outro lado”.


Pense Simples, de Gustavo Caetano

Gustavo Caetano é CEO da Samba Tech, uma das empresas mais inovadoras da América segundo a Fast Company e também fundou a Associação Brasileira de Startups (ABStartups). Para ele, que busca resultados para uma empresa tem que se manter simples, leve e ágil. Esse é o seu principal recado nesta obra. Ele também explica o que compõe o chamado “DNA de um bom Empreendedor”, falando principalmente sobre inovação. 


Estratégia do Oceano Azul, de Reneé Mauborgne e W. Chan Kim

Um dos livros mais importantes sobre liderança e cultura corporativa, A Estratégia do Oceano Azul é uma referência sobre como pensar os negócios através da criação das oportunidades e um dos mais interessantes para empreendedores.

Na obra, os autores diferenciam as estratégias do “oceano vermelho”, no qual as mesmas empresas brigam pelos mesmos clientes e o “oceano azul”, no qual as empresas oferecem valor aos seus clientes e abrem uma demanda julgada inexistente até então.


Antifrágil, de Nissim Nicolas Taleb

Como reverter uma crise a seu favor? O livro Antifrágil, de Nissim Nicolas Taleb, traz uma série de questionamentos e respostas interessantes para fazer você - e a sua empresa - sobreviver às crises. Não diz respeito a evitar o caos, mas a ter resiliência diante dele - não quebrar, não se romper, mas suportar situações extremas sem alterações.

Gostou de conhecer esses livros sobre empreendedorismo e quer saber também quais são as habilidades de um empreendedor de sucesso? Leia mais no blog da inFlux!