Por que investir em franquias educacionais em plena crise do COVID-19?
Separamos alguns bons motivos para você iniciar o planejamento da sua franquia de idiomas e realizar o seu sonho em 2021
O mundo está vivendo muitas transformações com a chegada da pandemia do Covid-19. Durante esta crise, aproximadamente 1,5 bilhão de estudantes em pelo menos 174 países estão fora da escola em todo o planeta, de acordo com um levantamento feito pelo Banco Mundial. Esse número se refere à 90% de todos os estudantes do mundo, segundo a Unesco, órgão da ONU para a educação e cultura.
O fechamento das instituições de ensino é essencial para evitar aglomerações, principalmente entre crianças e jovens. Tal ação diminui as chances de que boa parte dos estudantes se tornem vetores do vírus para sua família e comunidade, especialmente os idosos. E a crise não afetou o funcionamento somente das instituições de educação básica ou de ensino superior. As escolas de idiomas também precisaram se reinventar, a fim de manter o calendário acadêmico e também a sua base de alunos.
Mas por que investir no setor de ensino de idiomas?
Apesar do cenário de crise, esta pode ser uma boa oportunidade para investir no setor de ensino de idiomas por vários motivos como o fato de as pessoas estarem aproveitando este momento de isolamento social para aprender mais. Também é nítido o potencial do mercado de idiomas, pois até mesmo quem já “fala” inglês precisa estudar mais. Diante deste cenário, podemos prever que esta demanda não cessará tão cedo, o que é uma ótima perspectiva para quem está pensando em investir em uma franquia de idiomas.
Entenda como a rede inFlux vem enfrentando este período de quarentena
Abaixo explicamos alguns destes motivos.
1 – Alta demanda quando o isolamento acabar
Apesar de grande parte das instituições de ensino estarem fechadas temporariamente, mais uma vez o setor educacional vem se mostrado forte, mesmo diante de uma crise como a do Coronavírus. As pessoas estão aproveitando o momento de distanciamento social para aprender: de acordo com reportagem da Pequenas Empresas & Grandes Negócios, desde o início da quarentena, a busca por cursos online aumentou 63%, despertando o interesse daqueles que estavam postergando a decisão de estudar um segundo idioma. E assim que as restrições impostas pelo distanciamento social acabarem, a demanda por cursos presenciais e semipresenciais deve aumentar, uma vez que a maioria dos estudantes não consegue se adaptar aos cursos online, acabam desistindo deste formato e migrando para o presencial devido à dificuldade de estabelecer uma rotina. Além disso, a solidão também é um fator importante, pois não há convívio com colegas e professores, o que impacta diretamente na qualidade do aprendizado. Então, a tendência é que assim que o isolamento acabar, o segmento de educação voltará com tudo, mesmo com uma possível retração na economia, assim como aconteceu durante a crise de 2014, aonde a procura por cursos de idiomas se manteve. A rede inFlux, por exemplo, teve um aumento na demanda entre 2014 e 2017, crescendo mais de 40% em faturamento neste período de recessão.
2 - Busca por melhorias na carreira
É justamente em um período como este que as pessoas procuram mais cursos de aperfeiçoamento para buscar melhorias em suas carreiras. De acordo com uma pesquisa feita pela Consultoria Robert Half, o conhecimento em inglês é fundamental na vida profissional das pessoas. O estudo mostra que para 80% de 100 diretores de recursos humanos entrevistados, saber inglês é imprescindível para conseguir melhores colocações no mercado de trabalho.
3 - Fluência em inglês ainda é baixa
De acordo com um levantamento feito pelo Conselho Britânico, somente 1% dos brasileiros são fluentes em inglês. Outros 4% se relacionam com a língua em estágios inferiores ao da fluência plena. Ou seja, 95% das pessoas no Brasil não falam o inglês, o que representa cerca de 200 milhões de brasileiros.
O número de pessoas fluentes em inglês no Brasil também sofre subnotificação, já que grande parte dos candidatos a uma vaga de emprego informa de maneira incorreta o seu nível de fluência. Uma pesquisa feita pelo site vagas .com, com mais de 35 mil candidatos em 12 estados demonstrou que 51% informam ter inglês avançado ou fluente. Porém, após a aplicação de testes, apenas 36% poderiam ser considerados avançados ou fluentes.
Praticamente toda a população brasileira precisa aprender ou pelo menos aprimorar seu inglês
No ambiente profissional, a demanda pela fluência do inglês aumenta cada dia mais
4 – Mercado de franquias em crescimento
O mercado de franquias vem crescendo continuamente nos últimos 20 anos no Brasil, em média 8% ao ano. Em 2019, o seu faturamento representou 2,5% do PIB nacional.
As franquias do segmento educacional cresceram 7,4% em faturamento em 2019 e vem mantendo uma média de crescimento de quase dois dígitos nos últimos 10 anos. Isto demonstra que o segmento educacional é sólido e solidez é fundamental para quem está querendo empreender.
5 – Tudo tem um lado bom e outro ruim
Falamos na introdução deste artigo como a crise causada pelo Covid-19 está impactando o setor educacional, mas não podemos deixar de falar sobre algumas vantagens que um momento como este pode trazer. O mais importante é termos consciência de que tudo vai passar. Enquanto isso, o empreendedor pode aproveitar para pensar em pontos positivos e se planejar para o futuro.
- Existe a possibilidade de entrar no mercado com mais “fôlego” financeiro do que os concorrentes, que ainda estarão se recuperando após passarem por um momento difícil;
- Será muito mais fácil e barato alugar um imóvel no ponto ideal. A oferta de imóveis aumenta e os locadores ficam muito mais flexíveis na negociação de valores e carência;
- Como na locação do ponto, fornecedores para a implantação, como mão de obra para reforma por exemplo, estarão mais flexíveis à negociação
- As linhas de financiamento estarão mais baratas. O governo já está adotando várias medidas para facilitar a obtenção de crédito junto aos bancos e com taxas de juros menores do que antes;
- Possibilidade de contratar profissionais mais qualificados, uma vez que haverá essa disponibilidade no mercado de trabalho.
Em resumo, investir neste momento pode ser uma boa oportunidade para planejar a sua franquia educacional para inaugurar em 2021!
Como chegar com tudo no mercado assim que a crise passar?
Se você está pensando em investir em franquias de idiomas, vale a pena aproveitar esse período de isolamento para deixar tudo pronto para a inauguração de sua franquia no primeiro semestre de 2021.
Este é o momento de iniciar o planejamento. Isso porque o tempo médio entre a assinatura do pré-contrato de franquia e a inauguração da escola é de quatro a seis meses. Ou seja, até a abertura da sua escola, há tempo suficiente para que a quarentena do Covid-19 já tenha chegado ao fim e as coisas comecem a entrar nos eixos.
Neste período, é possível fazer reserva de área, iniciar a abertura da empresa (PJ) para buscar as linhas de crédito, buscar pelo ponto comercial, fazer os treinamentos oferecidos pela franqueadora, estudar seus concorrentes, pois há muita informação na internet, preparar a sua vida pessoal para mudança de rotina que está por vir, entre outras coisas.
Entre em contato com a franqueadora para entender melhor o cronograma de implantação e tirar todas as dúvidas que estão rondando a sua cabeça.
Dica de ouro
Ao pensar em franquias, o investidor deve ter em mente o know how que a marca possui, além suporte prestado ao franqueado. Afinal de contas, a ideia é se aliar a um parceiro que tenha estratégias de sucesso, certo?
Aqui fica a dica: avalie como é a franquia que você está interessado. Procure saber como a franqueadora e suas franquias estão se comportando neste momento. Este pode ser um excelente indicador para avaliar o futuro parceiro.
Gostou deste artigo? Então siga-nos em nossas redes sociais e aproveite os próximos conteúdos que vamos enviar por e-mail. Aproveite e clique aqui para receber um e-book gratuito explicando porque investir em franquias é seguro!
Sobre a inFlux
A inFlux Escolas de Idiomas conta com 15 anos de existência e possui mais de 180 franquias distribuídas em 19 estados. Foi a única rede de franquias do Brasil a ganhar o Destaque de Excelência em Franchising por nove vezes. Também foi escolhida como a Melhor Franqueadora em 2017 pela ABF (Associação Brasileira de Franquias) e Melhor Franquia de Ensino de Idiomas em 2018 pela Pequenas Empresas & Grandes Negócios.