Apesar do cenário de crise, investir em franquias educacionais no setor de ensino de idiomas é uma boa oportunidade de negócio, mesmo com a crise do Covid-19, conforme já falamos anteriormente no artigo Porque investir em franquias educacionais em plena crise do Covid-19?".

Então se você tem a intenção de investir em franquias de idiomas, vale à pena aproveitar o momento para planejar o seu negócio e projetar o início da operação de sua franquia para o primeiro semestre de 2021. Cabe ressaltar que este é o momento ideal para iniciar o seu planejamento, pois o tempo médio entre a assinatura do pré-contrato e a abertura de sua franquia é de seis meses.

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Mas como planejar? Abaixo listamos alguns passos para você seguir e entrar com tudo neste mercado.

1– Faça uma auto-avaliação

Primeiramente é necessário fazer uma auto-avaliação sobre o seu perfil. Para que a sua franquia educacional seja de sucesso é imprescindível que você desenvolva o seu lado empreendedor. Pense ainda em alguns itens como: se você tem capacidade de gerir crises, disposição para trabalhar aos fins de semana e entender qual o seu papel como franqueado antes de investir. Afinal, você será a pessoa responsável por toda a operação do negócio. Tenha acesso à Circular de Oferta de Franquia (COF) e se informe sobre os direitos e obrigações de cada parte. Também é imprescindível avaliar a capacidade de investimento você possui.

2 - Escolha a rede

Faça uma ampla pesquisa para escolher a rede com a qual deseja fazer parceria. Não adianta se aventurar numa área só porque ela está em alta. Vale à pena levar em conta a afinidade e não fazer essa escolha pensando apenas no lado financeiro. Prefira uma rede que lhe dê felicidade ao trabalhar com ela. Pesquise a reputação da franqueadora e tente conversar com alguns franqueados para saber como é o suporte oferecido. Não se esqueça de verificar se são oferecidas reuniões e treinamentos constantes.

Saiba quais são as 6 principais perguntas a fazer antes de abrir uma franquia.

3 – Prepare-se para a seleção

Se você já decidiu em qual rede vai investir, então é o momento de preparar toda a documentação para participar da seleção junto à franqueadora. No primeiro contato será preenchido um relatório de qualificação. Depois, o candidato a franqueado será chamado para reuniões e entrevistas. Alguns pontos que são avaliados pelas redes franqueadoras:

- Capital para investimento;

- Experiência em gestão;

- Disposição para dedicação ao negócio;

4 – Recebimento da COF

Caso você seja aprovado na seleção, irá receber a Circular de Oferta de Franquia (COF), que irá descrever as informações sobre a franquia, incluindo os direitos e obrigações das partes. É importante observar os seguintes aspectos: balanços de desempenho do franqueador, total do investimento, condições de exclusividade de fornecimento de produtos ou serviços, treinamentos e suportes oferecidos.

Cabe aqui destacar que a lei de franquias prevê que o candidato tem um prazo mínimo de 10 dias para fazer a leitura, sem ter que firmar qualquer compromisso ou fazer pagamento para a franqueadora. Este é momento em que você deve tirar todas as dúvidas que restaram, podendo buscar a orientação de um advogado para lhe ajudar na avaliação dos documentos mais técnicos. Por fim, é momento de decidir se vai adquirir a franquia ou não, pois depois desta etapa vem a assinatura do Pré-Contrato de Franquia. Vale lembrar que a COF é um documento sigiloso.

Entenda o que é a COF e como analisá-la: clique aqui e saiba mais.

5 – Participe de reuniões e treinamentos

Uma vez assinado o Pré-contrato, começa o processo de implantação. Participe de reuniões e treinamentos oferecidos pela rede com total dedicação. Aproveite para entender o seu papel como franqueado e quais as regras deverá seguir, de acordo com o que está estipulado em contrato. Faça todas as perguntas que achar necessário, incluindo até mesmo aquelas que podem parecer bobas. Lembre-se que você está aprendendo. Aproveite também para conhecer outros franqueados e trocar experiências.

6 – Crie o seu cronograma de implantação

A franqueadora já tem um cronograma ideal que prevê todas as etapas de implantação. Estude este cronograma junto com a franqueadora e verifique as datas e prazos para alinhá-los ao seu cronograma pessoal. Você deverá ter tempo disponível para se dedicar a cada uma das etapas. Feito isso, crie um cronograma de implantação da sua franquia. Este cronograma deverá levar em conta desde o tempo necessário para escolher o ponto comercial, passando pelo período de reforma estimado do ponto, treinamento das equipes até o dia da inauguração. Aproveite para incluir neste cronograma a busca por linhas de crédito, análise de seus concorrentes, entre outros itens.

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