6 passos para planejar a sua franquia educacional na quarentena
Se você tem a intenção de investir em franquias educacionais, agora é a hora de começar a planejar esse investimento, para garantir a melhor decisão
Apesar do cenário de crise, investir em franquias educacionais no setor de ensino de idiomas é uma boa oportunidade de negócio, mesmo com a crise do Covid-19, conforme já falamos anteriormente no artigo “Porque investir em franquias educacionais em plena crise do Covid-19?".
Então se você tem a intenção de investir em franquias de idiomas, vale à pena aproveitar o momento para planejar o seu negócio e projetar o início da operação de sua franquia para o primeiro semestre de 2021. Cabe ressaltar que este é o momento ideal para iniciar o seu planejamento, pois o tempo médio entre a assinatura do pré-contrato e a abertura de sua franquia é de seis meses.
Solicite agora o contato de um especialista em franquias da Influx
Mas como planejar? Abaixo listamos alguns passos para você seguir e entrar com tudo neste mercado.
1– Faça uma auto-avaliação
Primeiramente é necessário fazer uma auto-avaliação sobre o seu perfil. Para que a sua franquia educacional seja de sucesso é imprescindível que você desenvolva o seu lado empreendedor. Pense ainda em alguns itens como: se você tem capacidade de gerir crises, disposição para trabalhar aos fins de semana e entender qual o seu papel como franqueado antes de investir. Afinal, você será a pessoa responsável por toda a operação do negócio. Tenha acesso à Circular de Oferta de Franquia (COF) e se informe sobre os direitos e obrigações de cada parte. Também é imprescindível avaliar a capacidade de investimento você possui.
2 - Escolha a rede
Faça uma ampla pesquisa para escolher a rede com a qual deseja fazer parceria. Não adianta se aventurar numa área só porque ela está em alta. Vale à pena levar em conta a afinidade e não fazer essa escolha pensando apenas no lado financeiro. Prefira uma rede que lhe dê felicidade ao trabalhar com ela. Pesquise a reputação da franqueadora e tente conversar com alguns franqueados para saber como é o suporte oferecido. Não se esqueça de verificar se são oferecidas reuniões e treinamentos constantes.
Saiba quais são as 6 principais perguntas a fazer antes de abrir uma franquia.
3 – Prepare-se para a seleção
Se você já decidiu em qual rede vai investir, então é o momento de preparar toda a documentação para participar da seleção junto à franqueadora. No primeiro contato será preenchido um relatório de qualificação. Depois, o candidato a franqueado será chamado para reuniões e entrevistas. Alguns pontos que são avaliados pelas redes franqueadoras:
- Capital para investimento;
- Experiência em gestão;
- Disposição para dedicação ao negócio;
4 – Recebimento da COF
Caso você seja aprovado na seleção, irá receber a Circular de Oferta de Franquia (COF), que irá descrever as informações sobre a franquia, incluindo os direitos e obrigações das partes. É importante observar os seguintes aspectos: balanços de desempenho do franqueador, total do investimento, condições de exclusividade de fornecimento de produtos ou serviços, treinamentos e suportes oferecidos.
Cabe aqui destacar que a lei de franquias prevê que o candidato tem um prazo mínimo de 10 dias para fazer a leitura, sem ter que firmar qualquer compromisso ou fazer pagamento para a franqueadora. Este é momento em que você deve tirar todas as dúvidas que restaram, podendo buscar a orientação de um advogado para lhe ajudar na avaliação dos documentos mais técnicos. Por fim, é momento de decidir se vai adquirir a franquia ou não, pois depois desta etapa vem a assinatura do Pré-Contrato de Franquia. Vale lembrar que a COF é um documento sigiloso.
Entenda o que é a COF e como analisá-la: clique aqui e saiba mais.
5 – Participe de reuniões e treinamentos
Uma vez assinado o Pré-contrato, começa o processo de implantação. Participe de reuniões e treinamentos oferecidos pela rede com total dedicação. Aproveite para entender o seu papel como franqueado e quais as regras deverá seguir, de acordo com o que está estipulado em contrato. Faça todas as perguntas que achar necessário, incluindo até mesmo aquelas que podem parecer bobas. Lembre-se que você está aprendendo. Aproveite também para conhecer outros franqueados e trocar experiências.
6 – Crie o seu cronograma de implantação
A franqueadora já tem um cronograma ideal que prevê todas as etapas de implantação. Estude este cronograma junto com a franqueadora e verifique as datas e prazos para alinhá-los ao seu cronograma pessoal. Você deverá ter tempo disponível para se dedicar a cada uma das etapas. Feito isso, crie um cronograma de implantação da sua franquia. Este cronograma deverá levar em conta desde o tempo necessário para escolher o ponto comercial, passando pelo período de reforma estimado do ponto, treinamento das equipes até o dia da inauguração. Aproveite para incluir neste cronograma a busca por linhas de crédito, análise de seus concorrentes, entre outros itens.
O que a inFlux oferece:
- APOIO TOTAL AO FRANQUEADO, desde a seleção do ponto comercial aos detalhes do dia a dia da operação. Segundo a Associação Brasileira do Franchising, são os franqueados mais satisfeitos do Brasil!
- UM DIFERENCIAL REAL DE MERCADO, com o método inFlux, que traz mais resultados em menos tempo e com garantia de aprendizado em contrato. Com a experiência da marca, é muito mais fácil fidelizar seus alunos.
- PLANO DE NEGÓCIOS COERENTE, com estimativa de investimento e projeções de resultados possíveis de serem alcançados.
- ALTA LUCRATIVIDADE, que pode superar 30% do faturamento mensal.
- NÃO COBRAMOS ROYALTIES, o que traz mais tranquilidade e segurança para o franqueado.
A inFlux Escolas de Idiomas conta com 15 anos de existência e possui 160 franquias distribuídas em todo o país. Foi a única rede de franquias do Brasil a ganhar o Destaque de Excelência em Franchising por nove vezes. Também foi escolhida como a Melhor Franqueadora em 2017 pela ABF (Associação Brasileira de Franquias) e Melhor Franquia de Ensino de Idiomas em 2018 pela Pequenas Empresas & Grandes Negócios.
Oferece apoio total à franqueadora, sem cobrança de royalties. A lucratividade pode superar a 30% pois o método exclusivo inFlux fideliza novos alunos com mais facilidade.
Solicite agora o contato de um especialista em franquias da Influx
Gostou deste artigo? Acompanhe nosso blog e fique por dentro das notícias sobre franquias do setor de idiomas clicando aqui.