O responsável por tomar as principais decisões em uma empresa precisa criar um planejamento estratégico. É a partir desse planejamento que os departamentos da empresa sabem o que fazer para atingir as metas.

Antes de traçar o planejamento estratégico de uma empresa, é preciso entender o que ele significa e porque ele é importante.

O que é o planejamento estratégico de uma empresa?

Estamos falando de uma ferramenta poderosa, que tem como principal função orientar a trajetória de todos os colaboradores. De acordo com o Sebrae, é no planejamento que são traçados os objetivos e os caminhos para alcançá-los, juntamente com as metas. Ele consegue direcionar toda a equipe para um único objetivo, assim, o interesse de todos conta com um foco e um propósito. 

É uma forma de orientar a empresa para o futuro e, ainda, tentar encontrar soluções para os mais diversos problemas - mesmo para os mais imprevisíveis. 

Para montar o planejamento estratégico de uma empresa é preciso responder a três perguntas principais: 

  • “Onde estou?”;

  • “Para onde quero ir?”;

  • “Como quero ir?”

Embora essas sejam as mais básicas, outras podem surgir ao longo do caminho, conforme aparecem novos desafios e especificidades. 

Como começar o planejamento estratégico de uma empresa?

Agora que você já sabe o que é o planejamento estratégico de uma empresa - e a importância dessa ferramenta para o seu negócio - vamos a um passo a passo de como começar a montar o seu próprio planejamento: 

Passo 1: avalie o ambiente

Você não tem como saber para onde vai se não se sabe onde está. Portanto, entender como anda o ambiente interno e a situação da empresa no mercado é o ponto de partida. 

Essa análise interna é chamada também de análise do microambiente. Entretanto, é preciso também fazer a análise dos aspectos externos, ou seja, do macroambiente. Alguns aspectos externos que precisam ser avaliados são: 

  • Os dados demográficos da região;

  • O cenário econômico local;

  • Quais as inovações tecnológicas disponíveis e que podem ajudar a empresa;

  • Quantos concorrentes existem; 

  • Qual é o comportamento do público-alvo. 

Passo 2: determine a vantagem competitiva

Aqui, a empresa precisa pensar em qual estratégia utilizará com base nas informações que tem em mãos. 

Um dos dados que precisa ser considerado na hora de criar a estratégia é a vantagem competitiva - algo que o cliente vê como um diferencial. O que a sua empresa oferece que as concorrentes não oferecem? Por exemplo, você pode ter um serviço de melhor qualidade, ou um preço mais competitivo. Trabalhando em cima disso, você consegue se destacar em meio os outros.

Passo 3: descreva os objetivos e metas

Os objetivos são conquistas maiores e a longo prazo. É onde você quer chegar com a sua empresa. Já as metas são um pouco mais tangíveis e são cumpridas a curto prazo. Suas metas precisam ser específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com tempo bem definido. 

Os objetivos da empresa fazem parte da visão do negócio - do que ele quer se tornar no futuro e pelo que deseja ser reconhecido. É preciso tê-los muito bem estabelecidos antes de começar seu planejamento.

Por exemplo, um objetivo é ser referência no mercado da sua região. Já uma meta é lucrar 20% do valor do investimento nos primeiros 6 meses. 

Passo 4: desenvolva o plano de execução

Essa é a principal etapa na hora de montar o planejamento estratégico de uma empresa. É a hora de descobrir como você irá atingir seus objetivos, e colocar o plano em ação. É importante fazer o detalhamento da estratégia, uma espécie de “passo a passo” para garantir que você não vai se perder em meio a execução do plano. 

Determine qual é o seu principal objetivo e estabeleça os passos necessários para isso. Normalmente, eles são as metas que você estabeleceu no passo anterior. 

Por exemplo, se você tem como objetivo ter o retorno total do seu investimento em 18 meses, você precisa lucrar 20% do valor do investimento nos primeiros 6 meses, para depois aumentar o lucro para 50% do valor em mais 6, e então ter retorno total do investimento em cerca de 1 ano e meio.

Não tenha medo de perder bastante tempo durante essa etapa - ela é mais importante para garantir que você irá alcançar seu objetivo!

Passo 5: envolva sempre seu time de colaboradores

Uma das partes mais importantes da sua empresa são seus colaboradores. São eles que lidam com o operacional e o dia a dia, e, por isso, são essenciais para a conquista de seus objetivos. 

Sempre escute as opiniões deles, afinal, eles podem ter uma visão mais específica de problemas nos processos e até mesmo entregas ao cliente, o que te ajuda na hora de entender o que precisa ser feito.

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Montar um plano estratégico é algo complexo e trabalhoso, e isso é apenas o começo. É preciso de muito estudo, conhecimento e estar preparado para lidar com os eventuais erros e furos que seu planejamento possa ter. E, se você não tem como pensar nisso no momento ou contratar alguém que o faça, uma ótima opção para abrir um negócio sem ter que se preocupar com isso é investir em franquias

O planejamento estratégico da empresa vem praticamente pronto - afinal, uma franquia é uma empresa que já possui a receita do sucesso. Você só precisa colocá-lo em prática, tudo com a ajuda profissional do franqueador!

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