Muitas pessoas sonham em ter uma empresa lucrativa e conhecida do público. A liberdade financeira, segurança de faturamento e riscos reduzidos são aspectos muito atraentes para se adquirir uma franquia.

Mas, para abrir uma unidade associada a uma grande marca, existem alguns passos até a inauguração da nova sede. Para isso, é preciso conhecer o modelo de negócios da franqueadora, encontrar a melhor região para se instalar, conhecer o capital necessário para investir, entre outros detalhes para garantir o sucesso desta parceria.

Para ajudar você nesta jornada, listamos o passo a passo de uma negociação real para a obtenção de uma franquia consolidada. Continue lendo e descubra como ter uma unidade franqueada.

6 PASSOS PARA ABRIR UMA FRANQUIA

1. Reunião de apresentação

A primeira etapa é contatar a franqueadora e mostrar seu interesse em abrir uma sede. Assim, você e a franqueadora poderão fazer uma reunião de apresentação para conhecer melhor um ao outro. Pois, tanto o investidor quanto a marca precisam apresentar suas considerações para atingir a afinidade necessária para iniciar esta parceria. Nesta reunião, você deve apresentar todas as suas dúvidas, como quais pontos relevantes você deve saber sobre a marca? Como uma empresa desse segmento atua? Qual é o suporte que a franqueadora oferece ao franqueado? Entre outras.

Porque investir em franquias educacionais em plena crise do Covid-19?

2. Ficha de pré-qualificação

Na etapa seguinte, o empreendedor deverá preencher uma ficha de pré-qualificação para a franqueadora poder analisar os aspectos específicos deste investidor. Após o envio e análise da ficha, o empreendedor receberá o retorno positivo ou negativo para dar continuidade no processo de aquisição.

3. Circular de oferta de franquia (COF)

A Circular de Oferta de Franquia (COF) é um documento que contém todos os dados econômicos da franquia pretendida. Com esta documentação, o empreendedor poderá analisar aspectos como taxa de franquia, valor de investimento, fluxo de capital de giro, taxa de royalties pagos à franqueadora, entre outros detalhes financeiros da franquia. Assim, sua decisão poderá ser mais acertada acerca de seu investimento.

4. Plano de negócios (estudo de mercado)

O Plano de Negócios detalha as necessidades da nova unidade. Com ele, é possível visualizar as demandas de trabalho que a nova equipe terá no dia a dia. Nesta etapa, a franqueadora prestará todo o apoio ao investidor a fim de garantir o sucesso da nova franquia. O Plano de Negócios conta desde o estudo do ponto comercial pretendido até os fornecedores que serão necessários para viabilizar o novo empreendimento.

5. Negociação

Na etapa de negociação, o empreendedor irá se reunir com a franqueadora para revisar os pontos da parceria. Por exemplo, revisar desde o Plano de Negócios até como será feito o pagamento da taxa de franquia, entre outros detalhes de implementação. Aqui também serão apresentadas as obrigações e direitos da franqueadora e do franqueado para tornar a negociação totalmente transparente para ambas as partes.

6. Contrato

Até aqui você pôde analisar todos os aspectos desta parceria como valores, fornecedores, ponto comercial, margem de lucro, tempo de retorno, taxas, entre outros. Então, este é o momento de revisar o contrato atentamente, assiná-lo e iniciar esta parceria de sucesso.

GARANTIA DE SUCESSO

Chegar a etapa de assinar o contrato já é quase uma garantia de sucesso. Isso quer dizer que todos os pontos necessários a serem analisados para validar o sucesso desta parceria foram feitos. Após isso, é hora do franqueado e franqueadora iniciarem os treinamentos e a comercialização dos produtos e serviços adquiridos. Contando, sempre, um com o outro.

Se você já pensa em investir na inFlux e quer saber mais detalhes sobre a rede de franquias mais premiada da última década pela ABF, não perca mais tempo! Clique aqui e fale com um dos nossos consultores!