A hora de assinar o contrato é, sem dúvidas, um momento que precisa de muita atenção e cautela. É necessário deixar de lado toda a empolgação para que você saiba exatamente o que esperar do franqueador e quais as obrigações que você terá ao adquirir uma franquia.

Você provavelmente vai se perguntar qual parte do contrato pode ser negociável e como pode ter certeza de que está fazendo um bom negócio.

Toda empresa de franquias tem um contrato padrão, o qual contém o que o franqueador espera do franqueado e o que é permitido ser feito por ele. Quanto melhor e mais forte no mercado for a empresa, mais longo o contrato e menos provável de que os termos deste sejam negociáveis.

Nada mais justo do que isso em se tratando de franquias, onde todos devem ter as mesmas oportunidades dentro do mercado e seguir uma linha de negócio.

Assumindo que você escolheu fazer parte de uma franquia de sucesso, você precisa observar se o contrato que está prestes a assinar contempla os seguintes itens abaixo. São alguns dos principais pontos a serem avaliados dentro de um contrato para que você saiba exatamente a que tipos de ações estará sujeito.

  • Atente-se aos custos associados ao se tornar um franqueado, bem como para que serão destinados. Isso inclui as taxas iniciais e mensais que deverão ser pagas.
  • Avalie os possíveis problemas relacionados à propriedade física, como localização, imóvel, equipamentos e estoque necessários.
  • Entenda as práticas operacionais que têm como objetivo proteger o nome e a imagem da marca.

Vamos supor que você comprou uma franquia de fast food. O acordo com o franqueador diz, por exemplo, que você terá que comprar deles o equipamento e os ingredientes dos lanches, tudo isso a um preço diferenciado. Isso significa que o franqueador se importa e protege a marca do negócio, garantindo que o produto oferecido aos clientes será de qualidade em todas as unidades de franquia.

Como você pode perceber, esse é o maior benefício de adquirir uma franquia. A qualidade do produto é padrão em todas elas. Rodrigo, de uma unidade em São Paulo, usa a mesma receita e os mesmos ingredientes que a Vanessa, em Minas Gerais, e o Luiz, no Paraná. Os tamanhos dos lanches são iguais e tudo desde o preço até a propaganda é similar. Um fã desse fast food sabe que para onde ele viajar, comer um lanche em Nova Iorque terá o mesmo gosto de comer em sua cidade no Brasil.

Além de garantir a qualidade e o padrão da marca, um bom contrato definirá as regras da relação franqueado x franqueador. O contrato do fast food deve prevenir o Rodrigo de vender uma casquinha de sorvete artesanal feita por ele, e assegura que Vanessa não coloque um anúncio nas paredes de seu estabelecimento fazendo propaganda de uma cervejaria local.

As regras dessa relação são cuidadosamente construídas para ter a certeza de que todos os franqueados terão a mesma oportunidade de sucesso e que a reputação da marca será zelada.

Da mesma maneira, ter um estabelecimento padrão garante a você que o outro fast food da franquia do bairro não competirá com o seu. O tamanho da sua unidade, entretanto, é um item que ocasionalmente pode ser negociável no contrato. Então, se você tem intenções diferenciadas com relação ao tamanho do estabelecimento, não esqueça de se informar acerca de todos os detalhes.

Aqui estão alguns itens importantes a serem avaliados com relação ao que será contemplado no contrato e de que forma isso afetará a manutenção pela proteção da marca:

  • O que exatamente é contemplado pela taxa inicial paga pela franquia;
  • Se a investimento inicial inclui uma quantidade de estoque e reposição;
  • Se o franqueador continuará disponibilizando esse estoque;
  • A preocupação do franqueador com a identidade da marca e a qualidade dos produtos oferecidos pelas unidades;
  • Se continuará sendo dada assistência e treinamentos após o período inicial do negócio;
  • Se a propaganda será de nível nacional, estadual ou internacional e se o custo será dividido entre as franquias;
  • Como os royalties são calculados e pagos;
  • Os requisitos com relação à contabilidade, relatórios, etc.

Lembre-se: só porque um determinado contrato de franquia corresponde às suas expectativas, não significa que você precisa assiná-lo sem questionar alguns pontos.

Avalie cada item do contrato com cautela e tenha certeza que entendeu o porquê de cada ponto ter sido incluso e como isso afetará seu negócio. Um bom franqueador fará o necessário para te ajudar a ficar confortável com o contrato.

Por último, não deixe a complexidade do contrato te desanimar do sonho de se tornar um empresário. O momento de assinar o contrato é desafiador, mas um bom contrato de franquia é apenas a sua segurança de ter a mesma chance de sucesso que as outras unidades.

Se você zela e protege a marca da franquia, o contrato sem dúvidas irá te proteger como empresa também!