Quando um empreendedor decide investir em uma franquia, uma das suas principais dúvidas é como calcular o capital necessário para começar. Os recursos iniciais são fundamentais para colocar o negócio em andamento e garantir seu bom funcionamento nos primeiros meses. 

Está tentando entender como investir em franquias? Vamos explicar todos os custos que devem ser considerados na hora de calcular o capital inicial. Confira!

Como investir em franquias?

Quem deseja entrar para o sistema de franchising deve considerar todos os custos para estipular o capital inicial necessário. Esse valor pode variar muito dependendo da franqueadora. Algumas redes, por exemplo, divulgam apenas os custos com instalação, publicidade e royalties, deixando de fora o capital de giro,  taxa de franquia, custo do estoque inicial e do enxoval. 

No entanto, para calcular o capital inicial, o mais recomendado é que o franqueado leve em consideração tudo o que precisa para investir em franquias, como os custos do investimento para entrar no negócio e as despesas com a inauguração da unidade franqueada.

As formas de como investir em franquias podem variar, como mencionado, mas, no geral, os seguintes custos devem ser previstos:

  • Constituição da empresa;
  • Sistema de gestão;
  • Taxa de franquia;
  • Taxa de publicidade;
  • Royalties.

Considere, ainda, possíveis gastos com a instalação da unidade, tais como:

  • Reformas e instalações;
  • Máquinas e equipamentos;
  • Papelaria;
  • Uniformes;
  • Mobiliário;
  • Estoque inicial;
  • Marketing de inauguração.

Há, também, dois itens cruciais, que não costumam ser considerados como parte do capital:

  • Capital de giro;
  • E valor do ponto comercial (luvas).

Como investir em franquias sem capital de giro?

Nem sempre o capital de giro é considerado dentre os investimentos iniciais, mas começar sem uma reserva é impossível! O capital de giro serve para suprir necessidades operacionais e cobrir gastos cotidianos da empresa por um determinado período.

O capital de giro, no início do negócio, geralmente corresponde a um valor suficiente para manter a empresa até ela alcançar o ponto de equilíbrio. Portanto, a dica é incluir essa reserva em seus planejamentos antes de adquirir a franquia. No início a franqueadora deve passar uma projeção e depois, quando você já tiver um histórico do seu fluxo de caixa, faça suas projeções e se prepare para o cenário mais pessimista.

Quais os custos previsíveis com um ponto comercial?

O valor do ponto comercial não é incluído nas contas do capital inicial e refere-se ao imóvel. Você também precisa conhecer o fundo de comércio, nome atribuído ao valor do estabelecimento comercial e a luva, valor pago quando se aluga um ponto comercial e se pode obter alguma vantagem.

No caso de aluguel, lembre-se de que o valor deve respeitar uma porcentagem aceitável para o tipo de negócio escolhido, a fim de não comprometer os lucros do empreendimento. Outro possível custo ao qual você deve ficar atento são as taxas extras, que são comumente cobradas quando a franquia é localizada em shopping centers.

Portanto, ao decidir abrir uma franquia, é essencial que o futuro franqueado entenda todos os custos envolvidos no negócio. Considerando os gastos listados acima, você saberá o que deve ser incluído no seu planejamento para o cálculo do capital inicial.

Para saber mais sobre como investir em franquias, confira outras dicas no blog da inFlux e entenda sobre o mercado de franchising!

Se você já pensa em investir na inFlux e quer saber mais detalhes sobre a rede de franquias mais premiada da última década pela ABF, não perca mais tempo! Clique aqui e fale com um dos nossos consultores!


Quer ter acesso a mais conteúdos sobre o mercado de franquias de idiomas, além de informações sobre a inFlux? É só acessar o nosso blog!