Parte fundamental da gestão de um negócio é a atenção aos números, métricas e indicadores. Só assim, você pode ter um controle e uma visão completa do panorama atual da sua empresa e tomar os próximos passos, de uma forma mais segura e assertiva.

Entre todas as métricas que você pode acompanhar do seu empreendimento, uma que tem chamado bastante atenção e que se mostra de grande relevância para o crescimento do faturamento da empresa é o Lifetime Value, ou LTV.


Mas o que significa Lifetime Value? 

O LTV pode ser literalmente traduzido como "valor de tempo de vida", ou seja, é um cálculo feito para determinar qual o lucro gerado pelo ciclo de vida do cliente na empresa, demonstrando a receita que ele gera enquanto consome produtos ou serviços da empresa.

Com o Lifetime Value, é possível estabelecer o gasto médio por cliente e a duração da relação dele com a empresa. Assim, você consegue entender quando o cliente deixa de consumir seus produtos ou serviços e estabelecer ações para manter a relação com ele, fidelizando-o por mais tempo ao seu negócio.

Identificando pontos de melhoria, é possível criar oportunidades para manter o cliente como consumidor da sua empresa por mais tempo, o que é muito importante, visto que é mais barato manter um relacionamento do que conquistar um novo cliente.

Focado na retenção de clientes, o LTV é muito importante para negócios que vendem produtos ou serviços por mensalidades ou planos de assinatura e que, portanto, trabalham com receitas recorrentes.

O que é receita recorrente?  

Ela é o fluxo contínuo de faturamento de uma empresa, ou seja, o quanto que a empresa recebe de seus clientes de forma regular. Isso permite ter um controle maior das previsões de lucratividade e controlar os gastos.

Por isso, para esse modelo de negócios, é muito importante que os consumidores comprem de forma regular e permaneçam fidelizados com a empresa, mantendo um bom fluxo de receita a cada mês.

Já entendeu aonde queremos chegar?


A relação entre LTV e receita recorrente

O LTV está diretamente relacionado à receita recorrente, já que quanto maior for o tempo de vida de um cliente na sua empresa, maior e mais estável será seu lucro. Ao focar em manter um alto LTV, você consegue melhorar o relacionamento entre o cliente e a empresa e, tendo a garantia dessa fidelização, conseguirá fazer melhores projeções da sua receita recorrente.

Com isso, a previsibilidade do lucro do seu negócio aumenta e se torna mais assertiva, permitindo que você controle os gastos de maneira precisa e faça planejamentos para futuras ações visando um crescimento ainda mais acelerado. Podendo, inclusive, avaliar investimentos futuros em outras áreas da sua empresa e também para possíveis expansões.

Agora, para que você não cometa erros ao estabelecer o Lifetime Value do seu negócio, vamos te ensinar como fazer esse cálculo.


Como calcular o LTV? 

Esse cálculo é muito mais simples do que possa parecer, então não se desespere. Para começar, você vai precisar ter em mãos outros três números da sua empresa:

  • Ticket médio: o valor médio gasto pelos clientes em uma única compra;
  • Tempo de permanência: tempo médio que os clientes costumam se manter ativos com a empresa;
  • Número de compras por ano: a quantidade de compras registradas durante todo o período analisado.

Portanto, a fórmula fica:

LTV = ticket médio x média de compras por cliente x tempo de permanência

Agora que você já sabe tudo sobre o Lifetime Value e a receita recorrente, é hora de aplicar isso ao seu negócio.


Como o LTV impacta na minha franquia de escola de idiomas 

O ensino de idiomas geralmente envolve cursos de longa duração, o que pode resultar em um LTV mais alto, já que os alunos costumam se inscrever em cursos consecutivos ou programas de longo prazo.

Portanto, é muito importante você trabalhar para manter um relacionamento contínuo com seus clientes. A relação com os alunos é geralmente mais duradoura, com maior foco na retenção e satisfação do aluno a longo prazo. Isso permite que você mantenha sua receita recorrente sempre alta, aumentando a previsibilidade e o LTV.


Vantagens que a inFlux oferece para você! 

Aqui na inFlux, temos um foco muito grande em estabelecer boas relações com nossos alunos, sempre criando laços muito próximos entre professores e equipe com os estudantes das escolas.

Acreditamos que, como educadores, estamos fazendo algo muito maior do que apenas ensinar um novo idioma. Estamos ajudando pessoas a realizarem sonhos e alcançarem importantes conquistas. Portanto, parte essencial do nosso trabalho é fazer com que toda a jornada de aprendizado seja estimulante, empolgante, rica e divertida para nossos alunos.

Porque, se tem algo que somos especialistas, é em construir histórias de sucesso e de realização para nossos alunos e franqueados.