Visão sistêmica: o que é e como ter?
Você sabe o que é visão sistêmica no contexto das empresas? Nesse texto, você entenderá esse conceito e saberá como desenvolver essa habilidade
Empreender é um sonho, um caminho natural, ou mesmo uma necessidade para muitas pessoas. Mas colocar os planos em prática pode ser uma tarefa bastante complexa e exigente, fazendo que muitos desistam depois dos primeiros passos. Para enfrentar as dificuldades comuns na gestão de uma empresa, é fundamental desenvolver algumas habilidades. Entre elas - e talvez uma das mais importantes - está a visão sistêmica. Você sabe o que ela significa?
O que é visão sistêmica?
É preciso entender que qualquer empresa compõe um sistema, ou seja, é uma entidade cuja existência se deve às mútuas interações entre seus componentes. Essa é a definição do criador da Teoria Geral dos Sistemas, o biólogo Karl von Bertalanffy.
Partindo dessa premissa, fica fácil entender a importância de desenvolver a capacidade de olhar e entender o contexto completo da empresa a partir da interação de cada parte envolvida.
Esses fatores, sejam internos ou externos, são diretamente associados e interdependentes. A habilidade de enxergar e pensar as estratégias empresariais dessa forma é o que chamamos de visão sistêmica.
Qual a importância da visão sistêmica nas empresas?
Não é difícil perceber a importância de conseguir avaliar o funcionamento do todo a partir de cada engrenagem. Porém, os benefícios podem ir além daqueles percebidos em um primeiro momento.
-
A visão sistêmica permite que todas as deliberações executivas ocorram de acordo com a conjuntura. Isso garante decisões mais ágeis e assertivas.
-
Além de facilitar a percepção das consequências de cada pequena ação e em todos os níveis, a visão sistêmica permite a projeção de tendências de forma mais acurada.
-
Pensar “fora da caixa”. A habilidade permite a criação de soluções inovadoras, mesmo no cenário da gestão, onde padrões devem ser seguidos.
Estratégia sempre no horizonte
Além das vantagens mencionadas, olhar para a empresa como um sistema é vital para resolver problemas e as inúmeras situações de risco que, invariavelmente, surgem na vida do gestor.
O processo de desenvolvimento da visão sistêmica é um mergulho de autoconhecimento, tanto na empresa quanto no próprio empreendedor.
Dessa forma, o caminho percorrido vai oferecendo ferramentas para que os pontos críticos sejam enfrentados sem desespero, mas de forma estratégica.
É possível desenvolver uma visão sistêmica?
A resposta é sim! Embora a visão sistêmica possa ser um atributo natural, é absolutamente possível desenvolvê-la como uma habilidade. Veja alguns passos importantes nesse sentido.
-
No âmbito corporativo, o primeiro passo é conhecer a fundo a empresa. Saber como cada setor funciona e quais as suas particularidades é primordial. Entenda a sua equipe, suas principais forças e pontos fracos.
-
Conheça o seu ramo. Não basta saber tudo no âmbito interno da empresa, é preciso ter conhecimento sobre o seu segmento e de que forma os movimentos do mercado podem impactar seu negócio.
-
Tenha objetivos e metas sempre em mente. Essas informações relacionadas à conjuntura podem mostrar onde a empresa quer estar no curto, no médio e no longo prazo.