O mercado de franquias é um dos mais promissores, mantendo-se em crescimento até mesmo em tempos de crise, segundo um estudo recente da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

No caso das franquias de idiomas, o valor no mercado é ainda mais expressivo, considerando que o domínio de línguas estrangeiras se torna cada vez mais importante em um mundo globalizado. Confira:

1. Alta procura

Mesmo nos momentos de crise econômica, a procura por qualificação permanece em alta. As escolas de idiomas atraem cada vez mais estudantes porque o domínio de outra língua é requisito básico para profissionais de muitas áreas. Conhecer outro idioma aumenta a qualificação e incrementa o currículo. Segundo uma pesquisa realizada pelo Catho, em 2016, profissionais que falam inglês ganham 60% mais.

2. Alto potencial de mercado

Em função da alta demanda por profissionais que dominam idiomas estrangeiros, principalmente o inglês, uma franquia de idiomas tem grande potencial de mercado. No Brasil, não falta público para esse tipo de negócio. Segundo outra pesquisa da Catho, de 2017, apenas 5% da população brasileira sabe falar outra língua e menos de 3% tem domínio do inglês.

3. Investimento seguro

Nem todo investimento para abrir um negócio é seguro e proporciona um bom retorno financeiro. No caso das franquias de idiomas, o mercado se mostra aquecido e o franqueado pode encontrar mais segurança para investir.

O cuidado, no caso das franquias, é encontrar redes com diferenciais de mercado e suporte de maneira a oferecer total segurança ao investidor. Redes com essas características conseguem crescer até nos cenários de crise econômica.

4. Alta rentabilidade

Uma franquia de escola de idiomas pode ser altamente rentável para o franqueado. Para calcular a rentabilidade de uma empresa, basta dividir o lucro de um determinado período pelo investimento inicial.

5. Retorno do investimento

Diante de um nicho de mercado seguro, também é possível calcular o retorno do investimento com precisão e saber quando o dinheiro começará a voltar. Em média, uma franquia de idiomas pode dar retorno de 12 a 48 meses depois do pontapé inicial, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising.

Como o valor presente líquido (VPL) funciona para avaliar investimentos?

6. Amplo suporte

Outra razão é que não é necessário ter experiência em educação para investir no ramo. Deve-se, entretanto, buscar uma franquia parceria do franqueado. A franqueadora tem que dar o suporte necessário e prestar consultoria especializada para que o novo franqueado aprenda a conduzir a empresa.

Saiba porque o suporte da franquia ao franqueado é tão importante

7. Segmento com DNA

Cada escola tem seu método exclusivo e, na maioria delas, este é protegido por direitos autorais, o que torna a cópia muito arriscada, tendo assim uma proteção a mais para quem não quer dormir com um diferencial e acordar com um clone ao seu lado. Procure uma escola que se diferencie pelo método. Esse costuma ser o diferencial de uma franquia de idiomas com credibilidade e longeva.

8. Função transformadora

Uma franquia de idiomas tem a importante função de transformar a vida das pessoas, aproximando-as de seus sonhos. Seja por meio de uma viagem ao exterior, da conquista de uma vaga de emprego ou, simplesmente, pela capacidade de dominar o inglês como um estrangeiro, você pode transformar o sonho de milhares de pessoas em realidade. Por isso, não invista no segmento de Educação se você não pretende ensinar de verdade.

9. Possibilidade de pegar períodos de férias

Algumas franquias demandam muita dedicação do empreendedor, exigindo exaustivas horas diárias de foco. Contudo, no caso das franquias de idiomas, o franqueado tem algumas vantagens, como tirar férias no final do ano, folgar no sábado à tarde e aos domingos.

Vale ressaltar que, no início, o investimento pode exigir maior empenho do franqueado, até que ele se acostume com a gestão do tempo. Depois é possível conduzir a franquia sem abandonar a vida pessoal e os momentos de lazer.

10. Segmento sólido

A primeira franquia de terceira geração no Brasil — em que o franqueado recebe a licença de uso da marca e o franqueador repassa seu padrão operacional — foi uma escola de idiomas criada em 1954. Desde então, a área tem apresentado expressivo crescimento orgânico, configurando-se em um sólido segmento de mercado.

Depois de conhecer tantos motivos para investir em uma franquia de idiomas, que tal fazer parte do time de empreendedores que apostaram nas franquias? 

Se você já pensa em investir na inFlux e quer saber mais detalhes sobre a rede de franquias mais premiada da última década pela ABF, não perca mais tempo! Clique aqui e fale com um dos nossos consultores!


Quer ter acesso a mais conteúdos sobre o mercado de franquias de idiomas, além de informações sobre a inFlux? É só acessar o nosso blog!