Investir é um risco e todo empreendedor de sucesso compreende muito bem isso. Por outro lado, de acordo com o Sebrae, a taxa de sobrevivência de novos negócios no Brasil está crescendo. Será que chegou a hora de investir na sua empresa e correr atrás do seu sonho? Sim! E nós temos uma dica muito importante para compartilhar: a taxa de mortalidade de franquias é muito mais baixa do que a de negócios próprios. Quer entender o motivo? Siga a leitura!

Marca consolidada que diminui a taxa de mortalidade de franquias

Quando uma nova marca surge no mercado, ela normalmente enfrenta dificuldades para conseguir se estabelecer. Primeiramente, é preciso entender e se diferenciar da concorrência, que está há mais tempo presente no segmento.

Em segundo lugar, é preciso conquistar a confiança dos consumidores e, como em qualquer relacionamento, confiança não nasce da noite para o dia. Até que o público esteja seguro, o empreendedor precisa investir muito tempo e dinheiro em um novo negócio. Só depois de ultrapassar essas etapas é que a empresa começa a brigar para se destacar no mercado.

Mas a história é diferente no caso das franquias. A franqueadora é uma marca testada e consolidada no mercado, o que facilita a atração dos primeiros consumidores que reconhecem os padrões de qualidade da marca. Esse é um fator que contribui muito para a baixa taxa de mortalidade de franquias.


Plano de negócios estruturado

Ao contratar uma franquia, o investidor não está somente comprando o nome da marca. Ele compra todo o sistema de suporte agregado a ela. Isso inclui capacitação para atuar melhor na área escolhida e acesso a um plano de negócios.

Um franqueado não precisa aprender com o processo de erros e acertos dos outros empreendedores. A franqueadora  já testou seu método em diversas unidades e sabe o que funciona.

Muitas oferecem treinamento contínuo para seus franqueados. É uma forma de diminuir a taxa de mortalidade de franquias e manter um excelente nível de serviço para todos.

Estratégias de marketing testadas

Como a franquia atingiu o reconhecimento que tem hoje? Certamente por meio de um planejamento cuidadoso, de muita inovação e de um marketing excelente. A boa notícia é que o franqueado também consegue acessar a mesma estratégia de divulgação da marca ao entrar na rede..

Para o empreendedor, um bom marketing é essencial, pois ajuda o público a conhecer e apreciar seus serviços. Em vez de começar esse processo do zero, é muito mais simples utilizar estratégias testadas e aprovadas.

Além de fornecer o marketing, a franquia ainda possui uma identidade visual pronta e tudo que um empreendedor precisa para se lançar. Isso diminui ainda mais a taxa de mortalidade e ajuda o franqueado a crescer.

Riscos controlados

O modelo em franquia faz com que o empreendedor tenha acesso a um investimento com menos risco. Todos os fatores mencionados aqui contribuem para isso. Uma marca que já é conhecida tem maior facilidade de se estabelecer no mercado e conseguir clientes fiéis. Com o marketing e um plano de negócios estruturados, o risco de não ser visto é muito menor.

Trabalhar com franquias significa receber know-how de pessoas que trabalham na área há anos e conhecem muito bem a vida do empreendedor. Para abrir um novo negócio, é preciso levar em consideração a taxa de mortalidade, ela reflete diretamente suas chances de sucesso.

Segundo o IBGE, 25% dos negócios próprios quebram antes do 1º ano e 62% antes de 5 anos. Já as franquias têm uma taxa muito menor, 3% quebram no 1º ano e apenas 8% antes dos 5 anos.


Depois de decidir se o modelo de franquias é o mais vantajoso para você, chegou a hora de escolher a área. Conhece o potencial de mercado das franquias de idiomas?  No artigo “10 razões para investir em uma franquia de idiomas”, nós falamos sobre isso.