O ano de 2020 certamente foi desafiador para qualquer pessoa. A pandemia do novo coronavírus trouxe uma realidade que praticamente ninguém estava preparado para enfrentar. No mundo dos negócios, isso não foi diferente. As reinvenções foram não só necessárias, como essenciais para garantir a sobrevivência de muitas empresas, que batalharam para se manterem vivas em um ambiente tão pessimista.

Com a chegada de 2021, uma nova esperança surge: as vacinas e os medicamentos podem garantir uma flexibilização nas restrições de circulação e funcionamento dos estabelecimentos empresariais. A retomada da economia mundial, portanto, pode ser uma realidade ao longo deste ano. Por isso, decidimos listar aqui quatro aspectos que serão importantes para garantir um negócio lucrativo em 2021:

O ONLINE SERÁ CADA VEZ MAIS IMPORTANTE, MAS O PRESENCIAL CONTINUARÁ RELEVANTE

 A pandemia impôs para muitas empresas uma transformação digital em ritmo acelerando, transformando um processo que, em épocas normais, levaria de três a cinco anos para ser implantado em uma rápida ação que deveria ser solucionada em meses e até semanas. Isso pode trazer a impressão de que o online vai dominar o consumo de produtos, bens e serviços daqui pra frente. Mas isso não é o que deve acontecer.

É verdade que o ambiente digital se consolidou de uma forma que não há como voltar atrás. A forma de consumir e de se relacionar certamente serão transformadas pela pandemia. No entanto, assim que as restrições sejam flexibilizadas e até extintas, com o passar dos anos, o presencial continuará sendo relevante e até mais valorizados por todos que foram impedidos de ter uma vida normal em decorrência da COVID-19.

Por isso, é muito importante que o seu negócio em 2021 consiga contemplar um modelo híbrido, que traga as facilidades do universo online sem deixar de oferecer uma experiência física que garanta ao seu cliente uma oportunidade de conhecer e consumir o seu produto ou serviço de maneira presencial.

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CONHEÇA, APRENDA E USE FERRAMENTAS DIGITAIS

O que já era uma grande tendência antes da pandemia, apenas se consolidou ainda mais em 2020: as ferramentas digitais serão cada vez mais exploradas para atingir o seu consumidor em potencial.

É óbvio que no centro disso estão as redes sociais. Seja de maneira orgânica ou paga, Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn, Twitter, entre tantas outras, são canais que merecem sua atenção em 2021, especialmente por oferecer uma gama de possibilidades de criação e veiculação de conteúdos. Vale ficar de olho nos lançamentos de novas ferramentas e de novas redes sociais, como foi o caso do TikTok e do Reels no Instagram.

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO VISUAL PARA O SEU NEGÓCIO

Além disso, é importante também ficar atento às vertentes do Marketing Digital que podem ser essenciais para impactar o seu consumidor. O Google não pode ser esquecido e precisa ser levado em consideração, seja através dos anúncios, seja através de estratégias de posicionamento no buscador. Plataformas de automação de marketing podem ser uma alternativa ideal para garantir um relacionamento ativo com seus potenciais clientes.

Por fim, lembre-se: não há fórmula pronta para se comunicar na internet. O que existe são testes, erros e aprendizados. Por isso, é importante ler, conversar com especialistas e, acima de tudo, testar. Quanto mais você tentar, mais vai aprender e mais vai acertar. Tudo no seu tempo!

ESTEJA ATENTO E APROVEITE AS OPORTUNIDADES INESPERADAS...ENQUANTO HÁ TEMPO

A internet gera, de tempos em tempos, os chamados conteúdos virais: aqueles que rapidamente se multiplicam em diferentes canais e acabam gerando, muitas vezes, tendências de consumo repentinas e inesperadas, que podem ser exploradas pelas marcas.

Estar atentos a esses movimentos de mercado e fazer uma campanha assertiva pode ser um tiro certeiro para aproveitar a onda e posicionar seu negócio perante o público. Mas lembre-se: na internet, tudo surge e some em uma velocidade impressionante. Por isso, o timing é fundamental.

Vale destacar no entanto que, naturalmente, é preciso ter cuidado na forma de se posicionar, até para que o tiro não saia pela culatra e você acabe com uma crise de imagem para gerir – como iremos abordar no próximo tópico. Mas saber aproveitar essas oportunidades inesperadas é uma ótima forma para ganhar evidência gastando pouco ou até nada.

NÃO ESQUEÇA DE OUVIR A PESSOA MAIS IMPORTANTE PARA O SEU NEGÓCIO: O SEU CLIENTE!

Cada vez mais, as pessoas vão exigir das empresas um posicionamento claro sobre assuntos diversos. Movimentos como do Black Lives Matter evidenciaram a necessidade não só de um discurso bonito, mas de uma prática que o comprove no dia a dia do negócio. Estar desconectado a isso é ficar preso ao passado.

Independente de qual for o seu posicionamento, tenha noção de que você nunca vai agradar a todos. O importante é que a busca do lucro no seu negócio esteja de acordo com aquilo que o seu consumidor pensa. Por isso, é muito importante criar ferramentas e espaços em que seu cliente possa ser ouvido.

Conhecer quem compra de você deixou de ser importante para se tornar essencial. As pessoas querem ser ouvidas e, mais do que isso, querem enxergar que o que disseram trouxe mudanças reais no negócio. Seja em um posicionamento frente a um assunto polêmico, seja no produto ou serviço que você oferece. Promover essa interação é ter um real comprometimento com o que o consumidor fala e pensa é uma das grandes tendências para os próximos anos.


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