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No processo de planejamento, estruturação e abertura de uma empresa, são muitas as preocupações dos empreendedores. Desde a forma de conseguir capital, onde se instalar, como obter clientes, qual a melhor gestão… enfim, quem já passou ou está vivenciando tudo isso na prática sabe como é.

No entanto, muitas vezes um aspecto muito importante passa batido: a identidade visual da sua empresa. Sim, é isso mesmo que você leu! Se não entendeu como isso pode influenciar tanto no seu negócio, a gente explica!

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A identidade visual da empresa diz respeito a toda a parte gráfica, posicionamento e identificação da marca. São elementos como:

  • Logo
  • Identidade dos materiais gráficos
  • Paleta de cores
  • Identificação do ponto físico
  • Embalagem (no caso de produtos)
  • Entre outros

Em outras palavras e de uma forma mais prática, a identidade visual traduz a personalidade da empresa e é a cara do negócio para os consumidores. É o sentimento e os valores que a sua empresa transmite para o público. Faz parte da sua estratégia de negócio!

Afinal, de nada adianta ter um serviço ou um produto bom se a imagem que você passa é ruim. Se sua marca e a sua comunicação visual não forem atrativas e impactantes, por exemplo, um número grande de potenciais clientes estará sendo perdido para a concorrência.

E é isso que ocorre com muita frequência no mercado, nas mais variadas áreas: toda essa parte de identidade visual é deixada de lado, não é dada a devida importância. O resultado, claro, não é nada animador.

Em contrapartida, muitas empresas de sucesso investem constantemente na área de design para que a marca se mantenha sempre forte e alinhada com aquilo que se propõe levar ao público. É um investimento que traz muitos frutos para o negócio, tanto em termos de branding como de vendas/clientes em si.

Vantagens ao investir em identidade visual

Como mostrado, a identidade visual vai muito além de ter uma logo ou uma fachada bonita. Ela diz respeito ao todo, o conjunto dos vários fatores que compõem a estratégia da empresa - entre elas, as já citadas logo e identificação do ponto físico.

Porque além de ter uma identidade relevante e de qualidade, é preciso que seja algo homogêneo e que siga a linha pré-estabelecida após estudos e pesquisas do que é o mais adequado para a empresa. 

Mas qual a real efetividade disso tudo? Por que sua empresa deve colocar a identidade visual como uma das prioridades? Entre as vantagens diretas e visíveis, estão:

  • Posicionamento da marca

Sabe aquele ditado de que “a primeira impressão é a que fica”? Então, a expressão pode ser velha, mas ela continua verdadeira e é válida nesse caso. Porque se você não tiver uma identidade visual de qualidade e imponente, é possível que a sua impressão seja negativa e que potenciais clientes procurem o seu concorrente na hora de fechar negócio.

  • Melhora na atração de clientes

Com uma identidade visual forte e bem consolidada, consequentemente sua marca terá maior reconhecimento. A impressão, como já falamos, é positiva. Isso terá um impacto direto na atração de clientes, que vêem na sua empresa uma instituição de qualidade e credibilidade.

  • Aumento de faturamento

Uma coisa leva à outra: com a melhora na atração de clientes, mais negócios são fechados e o faturamento da sua empresa é afetado positivamente. O investimento em design, que pode parecer não ter tanto retorno à primeira vista, acaba auxiliando - e muito - nos seus lucros posteriores.

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  • Diminuição de custos

Com um design bem feito, pensado nos mínimos detalhes para impactar o público e criar uma marca forte, seus custos com ações de fortalecimento/posicionamento da marca e marketing em si são otimizados. Partindo dessa definição, um design bem produzido faz o investidor economizar lá na frente, como em produções de materiais gráficos, por exemplo.

Identidade visual de sucesso = franquias

Neste cenário, as franquias aparecem como uma opção bastante interessante em se tratando de design estratégico e eficiente. Afinal, uma franquia tem como uma de suas características marcantes a padronização das unidades da rede - não só do modelo de negócio, como também da identidade visual e tudo que isso envolve.  

Não importa se você vai em uma unidade de uma rede de fast food em Porto Alegre ou em Salvador... o design da marca será o mesmo: fachada, estrutura interna, materiais impressos, entre outros. Isso vale para qualquer rede de franquias, de qualquer segmento.

Tudo isso faz parte da estratégia da franquia, da essência e da filosofia do negócio. Não é um ponto a parte, muito menos algo desprezado ou ignorado.

Esse é um ponto fundamental para o sucesso de cada unidade e, consequentemente, da franquia como um todo. Porque a identidade visual da rede não surgiu do nada, certamente exigiu um longo processo de pesquisa e criação para se chegar ao resultado que é visto pelos clientes hoje.

Isso significa que é um modelo já testado e aprovado - além da marca já ser conhecida pelo grande público, claro -, e todos os franqueados poderão usufruir disso.

Você, ao optar por abrir uma franquia e não uma empresa independente, está adquirindo tudo isso no “pacote”. Todo o trabalho de planejamento, estratégia e design para se criar a melhor identidade já foi feito.

Convenhamos que é um ponto bem positivo, porque essa etapa de criação de uma identidade é um tanto quanto complexa e importante. Qualquer detalhe pode fazer uma diferença absurda nos seus resultados - para o bem e para o mal.

Ou seja, não é algo com o que você vai querer apostar às cegas. Com uma franquia, os riscos acabam sendo minimizados consideravelmente!

Não esqueça da identidade visual!

Após tudo isso, você pode ver que o design tem uma importância enorme dentro do seu negócio. Até porque, como destacado, ele é o responsável por mostrar a cara da sua empresa para o mundo!

Mas não para por aí, já que se trata de um ponto fundamental também para a geração de negócios e fortalecimento da marca no mercado. É uma forma de impactar clientes, de transmitir valores e se destacar em meio aos concorrentes.

Como citado anteriormente, algumas das vantagens em se investir em uma identidade visual profissional são:

  • Posicionamento da marca
  • Melhora na atração de clientes
  • Aumento de faturamento
  • Diminuição de custos

A inFlux, por exemplo, tem a identidade visual como uma prioridade e é um grande diferencial no mercado das franquias de escolas de idioma no Brasil. Desde o início, o design foi pensado para que fosse diferente e revolucionário, com o objetivo de criar uma marca forte e destacar a franquia em meio às demais.

Foi desta forma que a franquia se expandiu com sucesso na última década e atualmente possui mais de 150 unidades espalhadas por todos os cantos do país. É assim que milhares de alunos chegaram à escola e hoje aprendem inglês e espanhol com um método de aprendizado exclusivo.

É uma realidade: o design não é um mero detalhe, é um ponto crucial para o êxito da sua empresa - seja ela independente ou franquia.

Por isso, atente-se sempre a isso na fase de planejamento e estruturação do negócio. Dê a devida importância ao design e à identidade visual da empresa para que eles possam ser verdadeiros aliados mais adiante!


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