Quem é que nunca desejou ser dono do próprio negócio e trabalhar apenas para si, fazendo a empresa crescer e obter sucesso? Tudo isso é bastante atrativo, porém, certas características são necessárias para compor o perfil de um grande empreendedor. 

Algumas pessoas nascem com o dom do empreendedorismo, ou seja, têm mais facilidade para desenvolver essas habilidades. Contudo, isso não significa que elas não possam ser trabalhadas e aprimoradas.

Por isso, separamos cinco características essenciais para quem sonha em ter um negócio próprio lucrativo! Confira abaixo:

1. TENHA INICIATIVA

Essa é a palavra-chave. Uma pessoa com espírito empreendedor aguçado não espera que o outro tome a frente das situações. Quem deseja ser um bom empreendedor sabe que precisa colocar a “mão na massa” e antecipar a tomada de decisões sempre que possível.

Em outras palavras, você deve criar as oportunidades e não, simplesmente, esperar que elas apareçam. Esteja sempre bem informado sobre as novidades do seu segmento, fique de olho nos dados que a companhia gera e coleta, participe dos congressos e eventos com foco no seu ramo e no setor empresarial. Crie o hábito de ser uma pessoa que, realmente, faz acontecer.

2. DESENVOLVA A CAPACIDADE DE PLANEJAMENTO

Quem vê um empreendedor administrando um negócio de forma bem sucedida, geralmente não tem a noção completa de todos os riscos que uma empresa corre. Ainda que você escolha um negócio com baixo risco, sempre é preciso estar minimamente preparado para eventuais dificuldades.

É exatamente nesse ponto que entra uma característica crucial que todo empreendedor deve ter: a capacidade de se planejar. Um empresário sério jamais se lança “às cegas” em qualquer oportunidade ou ideia. Ele está sempre alerta para o próximo passo e aprende a pensar a longo prazo, para que a empresa consiga crescer e se desenvolver de uma maneira saudável – evitando ao máximos o famoso voo de galinha.

CONHEÇA CINCO PASSOS PARA COMEÇAR O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA SUA EMPRESA

Antes de tomar uma decisão, o líder nato coleta dados e analisa a situação do mercado. Assim, consegue se antecipar ao futuro e preparar a empresa para mudanças e dificuldades.

Isso não quer dizer, no entanto, que um empresário bem-sucedido não se arrisca. Pelo contrário! Os riscos fazem parte da trajetória de qualquer empresa e o erro é algo natural e importante para o aprendizado e para o crescimento da empresa. No entanto, é importante que tudo seja planejado e que o gestor esteja preparado para lidar com os benefícios e consequências dessa decisão. 

3. SEJA AUTOCONFIANTE – MAS CUIDADO COM O EXCESSO

A autoconfiança é uma virtude que pode ser trabalhada e desenvolvida e, sem dúvidas, é fundamental para estar à frente da sua própria empresa. Você precisa confiar nas suas habilidades para empreender, gerenciar e planejar. Além disso, a autoconfiança é o que motiva um gestor a se comprometer com tudo que faz: suas metas, objetivos, sua equipe. 

AINDA COM RECEIO PARA COMEÇAR A EMPREENDER? ENTÃO CONFIRA QUATRO DICAS PARA SUPERAR ESSE MEDO! 

Mas cuidado para não confundir autoconfiança com prepotência e egocentrismo. Uma das piores características de um empresário iniciante é se achar o dono da verdade. Um líder verdadeiro é autoconfiante também por confiar no time que ele montou e por ouvir a equipe e pessoas externas ao negócio sempre que necessário e oportuno. 

Lembre-se: autoconfiança é sinônimo de força e comprometimento com as causas do negócio.

4. SAIBA MOTIVAR

Um bom empreendedor não atua como chefe, mas como um líder, conquistando a empatia e o respeito de cada um de seus liderados. Ele deve ter uma ótima habilidade para se comunicar com as pessoas, além de servir como fonte de inspiração. 

TER UM NEGÓCIO LUCRATIVO ATRAVÉS DE UMA EQUIPE MOTIVADA É POSSÍVEL! DESCUBRA COMO CLICANDO AQUI. 

Acredite: saber motivar equipes, diariamente, é um exercício bastante desafiador, mas ao mesmo tempo recompensador, afinal com uma equipe comprometida e dedicada, os resultados certamente virão.

5. SEJA PERSEVERANTE

O que diferencia um empreendedor comum de um empreendedor de sucesso é a capacidade de perseverar mesmo diante das adversidades. É preciso ser otimista e persistente para liderar a sua empresa ao sucesso, mesmo com as dificuldade eminentes de quem decide ter um negócio próprio. 

Você deve ser capaz de entender que os erros são experiências de aprendizado. Além disso, deve saber lidar com as fases ruins e problemas da empresa mantendo o pensamento positivo. Se você não tem essas características, precisará desenvolvê-las.


Se você já pensa em investir na inFlux e quer saber mais detalhes sobre a rede de franquias mais premiada da última década pela ABF, não perca mais tempo! Clique aqui e fale com um dos nossos consultores!


Quer ter acesso a mais conteúdos sobre o mercado de franquias de idiomas, além de informações sobre a inFlux? É só acessar o nosso blog!