Um dos grandes desafios para um gestor é saber como motivar uma equipe de colaboradores que já apresenta sinais claros de desânimo ou esgotamento. Apesar de não ser uma missão muito simples, é essencial para organizações que valorizam o capital humano.

Valorizar o seu time de funcionários é uma prática que pode gerar engajamento, um bom clima organizacional - e, de acordo com estudos, garantir a sobrevivência da empresa no cenário acirrado que é o mercado atual.  

Neste artigo, apresentamos 5 dicas imperdíveis sobre como motivar uma equipe e otimizar os resultados do negócio que você não pode deixar de conferir! 

Como motivar uma equipe de maneira assertiva e eficiente

1. Estipule metas claras

Metas de desempenho são ótimas ferramentas para motivar uma equipe a buscar melhores resultados para si e para a organização. Outra vantagem de se trabalhar com metas é que elas atuam como métricas para analisar o desempenho de cada colaborador!

Com base nos números coletados, é possível tomar decisões mais assertivas em relação a como proceder para motivar os membros do time da empresa. Aplicar mais treinamentos ou realocar os funcionários de acordo com as áreas em que eles se desempenham melhor podem ser formas de aproveitar ao máximo as qualidades de cada colaborador.

Os objetivos podem assumir a forma de comissões, quotas, margens de lucro, projetos concluídos e no âmbito do orçamento, ou qualquer outra questão que seja relevante à equipe ou a empresa. Lembrando que as metas devem ser desafiadoras, mas realistas.

2. Forneça a estrutura necessária

Para que as metas sejam levadas à sério e seus desafios sejam aceitos e cheguem até mesmo além do que você imaginou, é preciso que sua equipe tenha a capacidade de realizá-los.

Uma equipe despreparada acaba virando uma equipe desmotivada. Falta de treinamento e capacitação, ausência de uma boa infraestrutura, ferramentas e equipamentos necessários, podem prejudicar diariamente o cumprimento de meta e resultado.

Sempre que alguém trouxer uma informação de algo está faltando, escute e analise a situação para descobrir como pode melhorá-la. 

3. Conheça os membros da equipe

Como motivar uma equipe sem conhecer cada membro que a integra, não é verdade? Um bom gestor deve estar engajado com os seus colaboradores para que possa saber quais são suas limitações e forças.

Além disso, é muito importante estar disponível para os funcionários. Eles precisam ver o líder como um porto seguro, ou seja: alguém em quem eles possam confiar quando surgem dúvidas ou desafios difíceis durante o cotidiano operacional da empresa.

4. Forneça feedbacks

Por mais profissional que um colaborador possa ser, é impossível que ele acerte 100% do tempo. Mas o fato dele cometer alguns equívocos não significa que ele não possa melhorar e se tornar ainda mais valioso para o time. É exatamente aí que o feedback se apresenta como uma ferramenta poderosa.

É fundamental que o gestor saiba se comunicar com profissionalismo, cordialidade e respeito na hora de fornecer um feedback. O colaborador precisa saber onde está acertando e onde está errando, para que possa melhorar ainda mais seu rendimento e atuação.

5. Apresente a visão geral

Para saber como motivar uma equipe, é preciso entender que cada membro tem suas necessidades particulares de realização pessoal e profissional. Para isso, é muito importante destacar o papel de cada colaborador, mostrando que ele é uma peça essencial para a empresa, e não somente “mais um”. É importante que a equipe entenda o cenário geral da empresa, assim, eles enxergam o propósito de suas ações no dia a dia e se sentem motivados. 

Outro ponto relevante é que os funcionários devem saber quais são os valores, a visão e a missão da empresa - para que, assim, possam se enxergar como parte de uma equipe.

-

É preciso agir como um verdadeiro líder para que seja possível servir como fonte de inspiração e motivação. Além disso, você conhece ainda melhor sua equipe, tornando-se mais eficiente na gestão da mesma.

Curtiu nosso artigo sobre as melhores dicas para motivar uma equipe? Quer aprender mais sobre empreendedorismo e gestão de negócios? Então, continue navegando em nosso blog!