A tomada de decisão é algo que acompanha o cotidiano de qualquer empreendedor. Para manter a empresa nos eixos, ele precisa tomar inúmeras decisões todos os dias. 

Das simples às mais complexas, todas as escolhas devem ser realizadas com segurança, planejamento e análise. Assim, você evita ao máximo os impactos negativos sobre a saúde financeira e logística da organização.

Quer saber como aperfeiçoar a sua tomada de decisão? Então, continue acompanhando a leitura deste artigo que preparamos especialmente para você!

5 dicas para aperfeiçoar o processo de tomada de decisão

Evite agir com impulsividade

Como um tomador de decisões, é importante que você saiba se planejar antes de agir, tendo a certeza de que a escolha realizada é de fato a melhor alternativa possível. Muitos gestores agem impulsivamente e acabam colocando a organização em caminhos perigosos!

Descubra o valor das opiniões diferentes

Se você tem o desejo de empreender algum dia, deve aprender que para que boas decisões sejam tomadas, é preciso ouvir as opiniões dos outros membros de sua equipe. Diferentes perspectivas de uma mesma situação permitem que você descubra novas soluções que antes não imaginava.

É fundamental que haja uma análise dos prós, contras e da situação dos colaboradores que estão envolvidos. As decisões mais assertivas são aquelas que incluem a equipe e levam em consideração todos os pontos de vista.

Busque diferentes soluções

Às vezes a resposta que você busca para solucionar uma questão pendente está em soluções não convencionais. Empreender é algo que exige mentalidade aberta e perspectiva de futuro. Para obter um ótimo desempenho, o gestor precisa ser flexível e propenso a tomar novas atitudes e mudar de planos, se for necessário.

Ao seguir um plano inicial, é preciso se preocupar com possíveis mudanças ou imprevistos que possam levar a perdas de oportunidades ou falhas logísticas. Novas ideias podem aparecer no processo, superando as iniciais.

Sendo assim, o seu processo de tomada de decisão pode ser alavancado por soluções diferentes. Logo, mais um motivo para envolver a equipe nesse processo. Quanto mais mentes procurando soluções para um mesmo problema, maiores as chances de que algo inovador surja para salvar o dia.

Estabeleça prazos para decisão

Para tomar decisões assertivas, nada melhor do que estabelecer prazos e definir um tempo limite para que as escolhas sejam feitas. Se você tem muito tempo livre para decidir, o seu leque de opções acaba se tornando demasiadamente amplo.

Quando há um prazo definido, o pensamento se torna mais rápido e decisivo. No entanto, é preciso avaliar cada situação de acordo com suas particularidades e complexidades para que um tempo limite apropriado seja estabelecido.

Escolher a próxima tarefa a executar em um dia corrido é o tipo de decisão que precisa ser tomada em alguns minutos, mas para escolher, por exemplo, um fornecedor de material, pode ser necessário até semanas.

Apoie-se em fatos concretos

O empreendedorismo não dá uma grande margem de erro, por isso, é importante basear suas decisões em fatos concretos e resultados comprovados.

Dito isso, uma boa estratégia para aperfeiçoar o processo de tomada de decisão, garantindo resultados satisfatórios, é apostar em uma franquia já estabelecida no mercado e que tenha experiência o suficiente para saber agir diante das mais variadas adversidades e situações que possam acontecer.


Quer aprender mais sobre empreendedorismo? Então, continue acompanhando nosso blog para mais dicas! Até a próxima.