A palavra “empreendedorismo” ganhou muita ênfase na última década. Ter a sua própria empresa, o seu próprio negócio, deixou de ser um sonho distante e passou a ser o objetivo de muitas pessoas. Não à toa, uma pesquisa realizada pela Amway Global Entrepreneurship Report (AGER) em 2019 mostrou que no Brasil 56% da população tem o desejo de empreender. Destes, 74% são jovens entre 18 e 35 anos. 

Por isso, muitas pessoas estão pesquisando e encontrando caminhos para viabilizar o sonho do negócio próprio. Naturalmente, quanto maior a procura, maiores são as dúvidas em torno da decisão de empreender. Pensando nisso, decidimos criar uma lista, com três mitos e três verdades sobre o empreendedorismo. Confira abaixo:


TODO EMPRESÁRIO É RICO

Ah, doce ilusão. Mito, né? Um não tem relação direta com o outro. Abrir um CNPJ não torna ninguém rico. E você já sabe disso. Mas empreender às vezes tão romantizado, que você pode se deixar levar pela empolgação de chegar em um grupo de amigos e falar que  tem uma empresa. Naturalmente, ser empreendedor agrega status. Mas, na verdade, empreender requer 99% de suor para permitir aquele 1% de glamour. E se prepare, porque as pessoas ao seu redor só vão enxergar esse 1%. Mas com o tempo, a dedicação, os erros e os aprendizados, você vai sim alcançar o sonho da independência financeira e ter uma boa vida.


VOU TRABALHAR AINDA MAIS SENDO EMPREENDEDOR

Verdade. Muitas pessoas têm a impressão que se tornar empresário te possibilita uma liberdade maior para viajar, fazer o horário que quiser e trabalhar de onde achar conveniente. Isso tudo é verdade. Mas não deixe que essa liberdade chegue a níveis exacerbados, afinal de contas você é o dono do negócio. Portanto, se prepare para trabalhar muito. De manhã, de tarde, de noite e de madrugada. Se acostume, pois haverá oportunidades em que as “folgas” poderão ser na quarta, mas os dias de trabalho poderão surgir repentinamente no domingo. Você terá sim uma liberdade maior e não terá que dar satisfação a ninguém. Mas, pelo contrário, terá que estar disponível quando sua empresa precisar de você.

É MUITO DIFÍCIL, QUASE IMPOSSÍVEL, COMEÇAR A EMPREENDER

Mito. Mas com um pequenino toque de verdade. Toda mudança em nossa vida traz desafios. No entanto, não se trata de uma regra, desde que uma palavra mágica esteja acompanhada da sua decisão: o planejamento. Se você toma a decisão de empreender após uma epifania na cama antes de dormir, certamente suas dificuldades serão muito grandes. No entanto, se você se prepara, pesquisa e conta com pessoas que possam efetivamente te ajudar nesse processo, seu começo será muito mais fácil. Além disso, é necessário estar preparado financeiramente, pois sua empresa certamente não dará resultados consolidados no primeiro mês ou até no primeiro ano de sua existência. Por isso, planejar é fundamental para garantir que o primeiro passo seja dado em terreno firme, facilitando assim a sua caminhada.

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PRECISO TER UMA IDEIA INOVADORA PARA EMPREENDER

Mito. Inclusive, um artigo publicado pela Endeavor (organização líder no apoio a empreendedores ao redor do mundo) em 2018 trouxe um dado interessante: apenas 11% dos empreendedores brasileiros iniciantes dizem que o produto ou serviço que oferecem é inovador, de acordo com o Global Entrepreneurship Monitor (GEM). “É uma das piores taxas do mundo, junto com Bangladesh e Trinidad e Tobago”, afirmou o autor do artigo. Mas eu te pergunto: e daí? O Brasil é um mercado gigantesco, com potenciais consumidores espalhados em uma área de proporções continentais. Por isso, mesmo tendo grande concorrência, você ainda pode ter sucesso. Quer saber como? Veja o próximo tópico.


TER UM DIFERENCIAL DE MERCADO REAL VAI SER DECISIVO PARA O MEU SUCESSO

VERDADE, em caixa alta porque merece. Especialmente com a onda das startups, é possível enxergar muitos empreendedores tentando reinventar a roda. A necessidade por inovações dá a impressão que o surgimento de novas empresas está condicionado ao quão inovador é o produto ou serviço que ela se propõe a oferecer. Mas sabe o que é tão ou mais importante que isso para se destacar no mercado? Oferecer um diferencial real e relevante para o consumidor. Se a inovação não está atrelada ao diferencial real e relevante, ela não terá aderência. Por outro lado, se você quer seguir uma fórmula já aceita pelo mercado, lembre-se de propor algo a mais. Algo que chame a atenção não só por ser diferente, mas também por ser relevante para o público. Conquistar o seu cliente dessa forma é ter a certeza que o sucesso chegará, mais cedo ou mais tarde.

É POSSÍVEL SER FELIZ E EMPRESÁRIO MESMO TEMPO!

Verdade. Enquanto para muitos, ser empresário envolve muito glamour, para quem já empreendeu ou está empreendendo, o discurso de que não é fácil, de que quase desistiu, costuma ser comum em falas motivadoras. Mas a verdade é que tudo o que fazemos em nossa vida gera um legado. Quando você decide empreender, você toma a decisão de conduzir os rumos dessa história. E a felicidade está em olhar para trás e enxergar tudo o que você venceu, tudo o que você superou, para chegar até ali. Todo o suor, todas as alegrias, todas as derrotas e todas as vitórias. Olhar para o seu legado e estar feliz com o resultado permitirá que você fale com orgulho que alcançou o sucesso!

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