Autoconhecimento, inovação, planejamento, capacitação e foco são fundamentais para um empreendimento de sucesso.

Mais do que satisfazer o sonho de ter o próprio negócio, todo empreendedor precisa ter em mente o objetivo de trazer pelo menos uma solução para outras pessoas, seja com um produto ou serviço. Essa é a razão de ser de qualquer empresa e que serve para nortear o mapa da mina daqueles que querem construir um negócio de sucesso.

Além de estar atento a todas as questões burocráticas, como cadastros, registros, contratos e impostos, o mapa da mina para o sucesso possui cinco pilares determinantes: autoconhecimento, inovação, planejamento, capacitação e foco.

Entenda como cada pilar precisa ser tratado por quem quer empreender:

Autoconhecimento

Conhecer o próprio perfil é uma forma de começar com o pé direito qualquer negócio. O ponto de partida para isso é saber qual o ponto forte e o que se sabe fazer porque há três tipos de perfis que o empresário pode ter: operador (que executa o trabalho), gestor (que administra a empresa) e empreendedor (que toma as decisões e define o direcionamento do negócio). Isso serve para delinear o caminho do negócio, bem como definir a maneira como a falta de competência em algumas áreas será suprida, inclusive, com uma eventual busca de um sócio que o complemente.

Inovação

Criar produtos ou serviços diferenciados, que agreguem valor e facilitem a vida das pessoas, ou seja, tragam soluções é a base da inovação e que garante sucesso. Não faz sentido oferecer mais do mesmo e saturar mercados. Nesse sentido, uma pergunta que o empreendedor deve responder é: que necessidade do mercado a minha empresa atenderá?
Também vale analisar se a ideia não é uma ilusão, pois muitas empresas fecham com pouco tempo de vida justamente por serem inviáveis.

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Planejamento

O planejamento tem como ponto de partida a elaboração de um plano de negócios que é crucial, pois define a estrutura da empresa, além de incluir planejamentos financeiros com valores investidos, capital de giro e previsão de lucro. Também é importante acrescentar uma boa pesquisa de mercado e criar um plano de marketing que traga os seguintes aspectos: público-alvo, mercado e estabeleça as estratégias de vendas. Vale ressaltar que o planejamento é uma forma segura e estruturada de perder o medo de empreender.

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Capacitação

Conhecimento sobre a área em que pretende atuar e capacitação contínua são os grandes trunfos para driblar a concorrência, ter destaque no mercado e se tornar um empreendedor de sucesso. É por meio da capacitação contínua que se consegue preparo para identificar e solucionar problemas de maneira rápida, econômica e eficaz.

Foco

A falta de foco nos objetivos é um grande vilão dos negócios.  Sem ter clareza onde se quer chegar com aquele empreendimento, as dificuldades e obstáculos inerentes ganham destaque comprometendo a vontade de persistir naquele projeto. O empreendedor de sucesso tem foco e persiste porque encara as dificuldades como oportunidades de melhorar o negócio para se diferenciar no mercado. Também entende o sacrifício inicial como investimento para ter o retorno em abundância na frente. Isso tendo um plano de negócios bem estruturado dá mais respaldo à criação de um negócio de sucesso.