Os segredos para sempre ter clientes em sua franquia de idiomas
Separamos algumas dicas para garantir que sua franquia de idiomas tenha um bom resultado de maneira consolidada
As franquias de idiomas são um negócio bastante rentável e em constante crescimento. De qualquer forma, administrá-las requer conhecimento de alguns fatores que podem ajudar a alavancar a sua unidade e mantê-la sempre com clientes.
Possuir uma franquia de idiomas já é uma vantagem perante escolas de idiomas independentes, uma vez que é uma marca conhecida no mercado e que acaba tendo um peso maior na hora da escolha. Mas é importante lembrar que é preciso muita dedicação da equipe para que o negócio conquiste seus próprios clientes e mantenha o nível de qualidade pelo qual a franquia preza.
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A nível de gerenciamento, seja uma franquia ou empresa independente, é necessária uma preocupação com a clientela, uma vez que este é um fator fundamental mesmo fazendo parte de uma rede de franquias. Com isso, listamos algumas dicas importantes para que sua escola de idiomas sempre tenha clientes!
De olho na concorrência
Pode parecer óbvio, mas estar antenado sobre o que está acontecendo na concorrência é de extrema importância. Qualquer queda no setor pode ser percebida entre todas as empresas do ramo, bem como falhas em determinadas unidades. Assim fica mais fácil identificar quais os caminhos que estão sendo seguidos pelas outras escolas que estão alavancando suas vendas e pensar em técnicas para aplicá-las em sua unidade.
Como cada vez mais existe a exigência de se ter mais de duas ou três línguas no currículo, a tendência é que o crescimento seja sempre positivo para a área de idiomas. Com isso, também existe uma maior concorrência, o que impacta diretamente em questões como preço, diferenciais, localização, etc.
Como empresário, é preciso discutir todas essas questões para que não impactem no negócio de forma negativa. Por isso, estar de olho na concorrência é fundamental. Pense em estratégias diferenciadas para se destacar e ofereça preços e qualidade realmente competitivos.
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Funil de vendas
Será que seu funil de vendas está bem amarrado? Onde é o melhor momento de conquistar clientes? E qual é o ponto mais frágil de todo o processo? Entender seu público-alvo é fundamental para um mapeamento mais assertivo com relação ao funil de vendas, onde acontece a conversão, quais são as expectativas e o que pode levá-lo a deixar de ser cliente.
É importante ter todas essas questões em mente para que se crie um planejamento de vendas mais forte e também que sejam pensadas as maneiras de manter esses clientes satisfeitos.
Conquistar e converter
Conquistar clientes nunca é simples. Mesmo conseguindo atingir um grande número de pessoas em potencial, é necessário um trabalho bastante direcionado a fim de atingir as pessoas certas, no momento certo.
Uma maneira efetiva de fazer isso é preparar materiais úteis que possam interessar potenciais clientes, como por exemplo, sobre intercâmbio, dúvidas sobre países, particularidades da língua, metodologia de ensino da escola, etc.
O importante é dar relevância à sua escola e colocá-la acima dos concorrentes. Quando você coloca sua escola de idiomas como referência no site, ela passa a gerar mais credibilidade e segurança nas pessoas. Com isso, você tem mais chances de converter leads em clientes!
Mesmo que você seja um franqueado, nada te impede de trabalhar em sua unidade a partir das ferramentas que tem ao seu alcance sem ultrapassar os limites impostos pelo franqueador em contrato.
Relacionamento
O trabalho de relacionamento não depende da franquia como um todo, mas sim de cada unidade e como se comportam em relação aos clientes. É necessário um trabalho muito bem feito neste quesito, uma vez que essa é a porta de entrada dos clientes e também uma das condições que os manterão na escola.
É importante que os alunos se sintam acolhidos para que se mantenha uma constância nos cursos e para que se sintam à vontade no ambiente. Quando o tratamento é impessoal e distante, as chances de alguém recomendar a unidade é muito menor e muitas vezes pode afastar as pessoas.
Manter um relacionamento próximo e simpático desperta vontade, atrai os alunos para o ambiente e isso os faz sentirem-se parte de um grupo. Preze sempre por uma equipe simpática e sorridente, sempre pronta a atender com educação.
Personalização
Adaptar-se às necessidades do mercado é um diferencial. Principalmente na área de estudo de idiomas, existe uma busca maior por soluções rápidas como intensivos ou cursos mais focados em alguma habilidade específica, por exemplo.
O segredo para conquistar e manter mais clientes em sua franquia de idiomas é também focar sua estratégia na oferta de cursos personalizados. Dessa forma, existe uma chance maior de sua escola se encaixar como solução para mais de um fim na área de idiomas. Quando você se especializa, passa a ofertar um serviço diferenciado, único no mercado, atraindo e fidelizando muito mais clientes.
Optar por uma franquia de resultados
Muito mais do que possuir uma unidade de franquia é fazer parte da franquia certa! Por isso é muito importante ter cuidado na hora da escolha e pesquisar bastante antes de optar por uma ao invés de outra.
Escolher uma franquia de resultados significa que as chances da sua unidade ter sucesso se sobressaem perante à franquias menores, por exemplo, ou com pouco tempo de mercado. Pesquise sobre a relevância da marca, converse com franqueados e procure saber se os resultados apresentados são verdadeiros.
Este é o primeiro passo antes mesmo de criar a primeira estratégia para atrair leads. Seja uma marca relevante no mercado e estará à frente da concorrência no momento de escolha do cliente. Assim, dando atenção à todos os passos acima… não tem como sua escola não ser um sucesso!