Decidiu adquirir uma franquia de escola de idiomas? Muito bem, essa é uma ótima opção para se tornar um empreendedor de sucesso. Esse setor permanece em alta no mercado, além de ser altamente lucrativo e seguro para novos empresários.

Mas, para atingir um bom faturamento ao abrir uma franquia, o empresário deve conhecer bem outro termo, os custos.

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É essencial que o futuro franqueado saiba fazer uma estimativa coerente de quanto terá de arcar com a empresa para não ser surpreendido.

Pensando nisso, vamos mostrar como calcular os principais custos para investir em franquias de escolas de idiomas.

Calcule os gastos com a estrutura

Antes de firmar contrato, faça a estimativa de todos os gastos iniciais com a estrutura da franquia. Considere os custos operacionais e despesas burocráticas, como abertura da empresa, criação de CNPJ e gastos com eventuais serviços de um contador e de um advogado. Considere também os custos para contratação da equipe de funcionários e os encargos trabalhistas.

Considere a taxa de franquia

Trata-se de uma taxa de adesão ao sistema de franchising, paga pelo franqueado ao firmar o contrato. Essa cobrança se justifica pela entrada do empreendedor à rede que, em contrapartida receberá todo o know-how e auxílio da marca.

A taxa de franquia é um importante fator a ser considerado ao calcular os custos do empreendimento, mas lembre-se de que, como retorno, o franqueado recebe suporte da franqueadora e mais expertise.

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Estime as despesas com a instalação

Coloque na conta a estimativa dos gastos com a instalação da unidade de franquia. Para franquias de escolas de idiomas, considere questões como:

  • Qual será o tamanho da escola?
  • Quantos ambientes ela terá?
  • Qual é o custo médio do m2 reformado?
  • Qual será a capacidade da escola?

Depois de encontrar as respostas, é possível estipular os gastos com reforma e mobiliário. Ou seja, essas perguntas servirão como norte para que você determine os gastos com:

  • Mobiliário adequado para salas de aula;
  • Equipamentos e aparelhos;
  • Reforma do local;
  • Material de construção;
  • Projeto arquitetônico;
  • Mão de obra.

Tenha um capital de giro

Para abrir franquias de escolas de idiomas, também é preciso um capital de giro, isto é, uma reserva financeira para garantir a manutenção das atividades da empresa, a renovação do estoque e que possa cobrir eventuais necessidades. Normalmente, é preciso um capital de giro suficiente para no mínimo seis meses. Para tanto, uma boa dica é conseguir investimento para o negócio e, assim, garantir o início das atividades e o bom funcionamento da franquia.

Considere outros custos de franquia

Lembre-se também de calcular as despesas comuns, como aluguel ou compra do ponto comercial, energia, água, telefone e internet. Há ainda o estoque inicial. As redes costumam ajudar o franqueado no primeiro estoque, indicando os materiais, produtos e demais itens necessários, além de sugerir a quantidade e o valor estimado para a compra.

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Verifique sobre as outras taxas

É comum a franqueadora cobrar algumas taxas da unidade franqueada. Uma delas é a taxa de publicidade, devido ao suporte nas estratégias e ações de marketing, que ficam a cargo da rede. Outra taxa também comum são os royalties, que consistem em uma licença para o uso do nome e do know-how do franqueador.

Além de considerar todos esses custos, lembre-se de analisar cuidadosamente o contrato de franquia antes de assiná-lo e peça o máximo de esclarecimentos.

E você, tem uma franquia de idiomas? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência no setor!

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