Se às vezes achamos difícil escolher até o que comer em um restaurante entre algumas opções do cardápio, imagine então algo tão complexo como escolher o ponto comercial para o seu negócio. Não é mesmo?

Muitos fatores devem ser colocados na balança na hora de escolher o ponto certo para abrir sua franquia.

Depois de muita pesquisa para saber qual o tipo de franquia “perfeito para você”, é a hora de achar um lugar para chamar de seu. A escolha final depende de coisas que vão bem além do aluguel, como aspectos estruturais do local,  a vizinhança, além de valores que surgem com essa entrada.

Mas, para encontrar o lugar certo nas ruas para adequar o seu negócio, é preciso considerar vários elementos e analisar minuciosamente o local.

Para isso, apresentamos 5 dos itens imprescindíveis para não esquecer de avaliar na hora de bater o martelo e definir o lugar ideal para desenvolver a sua franquia.

Papel da franqueadora

O franqueador tem muito mais experiência do que você no negócio que ele criou, então, é bom escutá-lo.

Pode acontecer de você considerar um ponto maravilhoso e o franqueador vetá-lo. Essa condição geralmente é descrita em contrato.

Mas não se preocupe, na maioria das vezes o franqueador auxilia você a encontrar um lugar que ofereça todas as condições para rodar a franquia: em localização, estrutura e valor.

A franqueadora faz pesquisas de público e sobre a região, analisando se o local é apropriado para a instalação. Afinal, eles já fizeram isso diversas vezes e podem te auxiliar em qualquer dúvida que surgir sobre o assunto.

É muito importante lembrar que você terá algumas limitações se na sua cidade houver outras unidades da mesma rede franqueadora. Ou seja, não poderá se instalar próximo o suficiente a ponto do público das duas unidades conflitarem.

Mas fique atento:
Nem todos os franqueadores têm esse cuidado que é extremamente importante para o lucro e saúde da franquia. Disputar o mercado com outro franqueado da mesma marca que você representa vai dividir o público e ambas sairão prejudicadas.

Na pesquisa para encontrar a franquia certa para você, não esqueça de verificar esse detalhe: se o franqueador te permite disputar mercado com um franqueado já existente, o mesmo permitirá que outros franqueados mais novos que você também disputem o mercado na sua região.

Localização e Vizinhança

Se sua franquia vende produtos de alto valor agregado, fará sentido se instalar em bairros em que a população habitante não tem condições de pagar pelo seu serviço, por exemplo?  O bairro e a vizinhança são extremamente importantes nessa hora, pois não adianta o fluxo ser alto se não tem pessoas qualificadas para consumir seu produto.

O ponto é fácil de chegar ou fica perto de terminais e estações de trem/metrô? A proximidade com esse tipo de lugar é um ponto importante que os clientes consideram na escolha final.

Também se o local é próximo a regiões comerciais, com grande circulação em horário de almoço ou após o trabalho. Com o fluxo intenso, é maior a tendência do cliente preferir o seu estabelecimento.

A vizinhança também deve ser observada. Além da segurança da região ser adequada ao negócio, se você tem muitos concorrentes por ali.

A concorrência pode até ser benéfica para você expor seus diferenciais e se destacar no meio dos que já estão instalados. Mas quando o local é muito associado com o nome do seu concorrente, é bom repensar!

Ao mesmo tempo, a disputa com outros que oferecem o mesmo serviço que você pode trazer um grande fluxo de pessoas já interessadas no seu produto.

É recomendado observar se existem serviços básicos próximos ao imóvel a ser escolhido, como bancos 24 horas, correios, padarias e supermercados. Esses tipos de estabelecimentos costumam chamar gente.

Infraestrutura do Imóvel

Além do aluguel, você precisa observar os detalhes de infraestrutura que irão encarecer sua entrada no imóvel ou atrasá-la. Valores como o de condomínio, instalação elétrica e hidráulica, impedimentos de construção determinados pela prefeitura como padrão de calçada, construir dois ou mais andares.

Também verificar as restrições de estrutura da cidade e coisas como o quanto pode se mexer no imóvel com base no contrato de locação e mesmo dar preferência a um imóvel que não precise ser inteiramente reformado ou necessite sofrer grandes mudanças para comportar o seu negócio.

Um outro detalhe é a diferença entre alugar uma sala comercial instalada em um prédio ou escolher um local independente. A sala comercial lhe poupa alguns esforços e custos de instalação que você está sujeito na rua.

É preciso levar em consideração fatores como a segurança e a visibilidade. Um centro comercial pode trazer mais segurança para o seu negócio e a sua adequação às normas de instalação não serão tão rígidas como na rua. Em São Paulo, por exemplo, a Lei Cidade Limpa colocou várias regras em metragem dos anúncios e fachadas para padronizar a estética da cidade.

Acessibilidade e Visibilidade

O local comporta a construção de um estacionamento? Se não, existe algum estacionamento particular bem próximo para propor um convênio? Ou é uma rua fácil de achar vagas para estacionar?

É possível o acesso de cadeirantes ou pessoas portadoras de outros tipos de necessidades especiais? Se não, quanto custará para adaptá-lo? Lembre-se que, pela lei vigente, é obrigatória a acessibilidade nesses casos.

O local é bem posicionado no quarteirão? Se ele ficar entre marquises imensas e prédios que a encobrem, prejudicando a visibilidade, talvez não seja o local mais indicado.

Existe alguma árvore bloqueando a fachada e o letreiro da sua franquia? Se for possível removê-la, perfeito! Se não, é preciso pensar em uma nova solução ou até descartar o local. Uma dica é dar preferência para esquinas, onde você ficará visível ao público em pelo menos dois sentidos de tráfego!

Um outro ponto que pode-se observar é que, às vezes, você pode ter achado um bom bairro, mas a rua do imóvel não tem nenhum movimento. É preciso um mínimo de circulação para que saibam que seu negócio está ali! Então é bom tomar cuidado com ruas extremamente residenciais, que podem camuflar o seu negócio entre as casas.

Público da Região

O público passante ou morador do seu ponto é um potencial cliente? Ele anda mais a pé, vai de transporte público ou usa o carro? Se o cliente for em sua maioria pedestre, a construção de um estacionamento pode deixar de ser prioridade.

Se ele vier até você de transporte público, observe se existem pontos de ônibus próximos ao imóvel analisado.

Ainda, se o público usa mais o carro, o estacionamento é indispensável. Se o espaço não comporta, é importante considerar o convênio com um estacionamento particular próximo.

Observe o volume do movimento em diferentes horários e analise o comportamento do público. Se a região for considerada perigosa à noite e o seu serviço roda até as 21h, por exemplo, você terá uma queda de público nesse horário.

Quanto mais fácil de o público chegar até o seu estabelecimento, seja de carro ou transporte público, maior a possibilidade do seu cliente escolher a sua loja e não outra concorrente.

Anote esses itens e esteja preparado para analisar minuciosamente os detalhes de cada canto desse imóvel como se fosse a sua casa! Afinal, ela pode vir a ser o seu cantinho em horário comercial.

Se tiver mais dúvidas, a inFlux traz muitos outros conteúdos no blog para te ajudar a decidir se abrir uma franquia é mesmo o seu negócio!


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