Como escolher o ponto comercial certo para sua franquia?
A escolha do ponto comercial é uma etapa essencial na abertura do seu negócio. Confira aqui algumas dicas para não erra nessa etapa tão importante!
Se às vezes achamos difícil escolher até o que comer em um restaurante entre algumas opções do cardápio, imagine então algo tão complexo como escolher o ponto comercial para o seu negócio. Não é mesmo?
Muitos fatores devem ser colocados na balança na hora de escolher o ponto certo para abrir sua franquia.
Depois de muita pesquisa para saber qual o tipo de franquia “perfeito para você”, é a hora de achar um lugar para chamar de seu. A escolha final depende de coisas que vão bem além do aluguel, como aspectos estruturais do local, a vizinhança, além de valores que surgem com essa entrada.
Mas, para encontrar o lugar certo nas ruas para adequar o seu negócio, é preciso considerar vários elementos e analisar minuciosamente o local.
Para isso, apresentamos 5 dos itens imprescindíveis para não esquecer de avaliar na hora de bater o martelo e definir o lugar ideal para desenvolver a sua franquia.
Papel da franqueadora
O franqueador tem muito mais experiência do que você no negócio que ele criou, então, é bom escutá-lo.
Pode acontecer de você considerar um ponto maravilhoso e o franqueador vetá-lo. Essa condição geralmente é descrita em contrato.
Mas não se preocupe, na maioria das vezes o franqueador auxilia você a encontrar um lugar que ofereça todas as condições para rodar a franquia: em localização, estrutura e valor.
A franqueadora faz pesquisas de público e sobre a região, analisando se o local é apropriado para a instalação. Afinal, eles já fizeram isso diversas vezes e podem te auxiliar em qualquer dúvida que surgir sobre o assunto.
É muito importante lembrar que você terá algumas limitações se na sua cidade houver outras unidades da mesma rede franqueadora. Ou seja, não poderá se instalar próximo o suficiente a ponto do público das duas unidades conflitarem.
Mas fique atento:
Nem todos os franqueadores têm esse cuidado que é extremamente importante para o lucro e saúde da franquia. Disputar o mercado com outro franqueado da mesma marca que você representa vai dividir o público e ambas sairão prejudicadas.
Na pesquisa para encontrar a franquia certa para você, não esqueça de verificar esse detalhe: se o franqueador te permite disputar mercado com um franqueado já existente, o mesmo permitirá que outros franqueados mais novos que você também disputem o mercado na sua região.
Localização e Vizinhança
Se sua franquia vende produtos de alto valor agregado, fará sentido se instalar em bairros em que a população habitante não tem condições de pagar pelo seu serviço, por exemplo? O bairro e a vizinhança são extremamente importantes nessa hora, pois não adianta o fluxo ser alto se não tem pessoas qualificadas para consumir seu produto.
O ponto é fácil de chegar ou fica perto de terminais e estações de trem/metrô? A proximidade com esse tipo de lugar é um ponto importante que os clientes consideram na escolha final.
Também se o local é próximo a regiões comerciais, com grande circulação em horário de almoço ou após o trabalho. Com o fluxo intenso, é maior a tendência do cliente preferir o seu estabelecimento.
A vizinhança também deve ser observada. Além da segurança da região ser adequada ao negócio, se você tem muitos concorrentes por ali.
A concorrência pode até ser benéfica para você expor seus diferenciais e se destacar no meio dos que já estão instalados. Mas quando o local é muito associado com o nome do seu concorrente, é bom repensar!
Ao mesmo tempo, a disputa com outros que oferecem o mesmo serviço que você pode trazer um grande fluxo de pessoas já interessadas no seu produto.
É recomendado observar se existem serviços básicos próximos ao imóvel a ser escolhido, como bancos 24 horas, correios, padarias e supermercados. Esses tipos de estabelecimentos costumam chamar gente.
Infraestrutura do Imóvel
Além do aluguel, você precisa observar os detalhes de infraestrutura que irão encarecer sua entrada no imóvel ou atrasá-la. Valores como o de condomínio, instalação elétrica e hidráulica, impedimentos de construção determinados pela prefeitura como padrão de calçada, construir dois ou mais andares.
Também verificar as restrições de estrutura da cidade e coisas como o quanto pode se mexer no imóvel com base no contrato de locação e mesmo dar preferência a um imóvel que não precise ser inteiramente reformado ou necessite sofrer grandes mudanças para comportar o seu negócio.
Um outro detalhe é a diferença entre alugar uma sala comercial instalada em um prédio ou escolher um local independente. A sala comercial lhe poupa alguns esforços e custos de instalação que você está sujeito na rua.
É preciso levar em consideração fatores como a segurança e a visibilidade. Um centro comercial pode trazer mais segurança para o seu negócio e a sua adequação às normas de instalação não serão tão rígidas como na rua. Em São Paulo, por exemplo, a Lei Cidade Limpa colocou várias regras em metragem dos anúncios e fachadas para padronizar a estética da cidade.
Acessibilidade e Visibilidade
O local comporta a construção de um estacionamento? Se não, existe algum estacionamento particular bem próximo para propor um convênio? Ou é uma rua fácil de achar vagas para estacionar?
É possível o acesso de cadeirantes ou pessoas portadoras de outros tipos de necessidades especiais? Se não, quanto custará para adaptá-lo? Lembre-se que, pela lei vigente, é obrigatória a acessibilidade nesses casos.
O local é bem posicionado no quarteirão? Se ele ficar entre marquises imensas e prédios que a encobrem, prejudicando a visibilidade, talvez não seja o local mais indicado.
Existe alguma árvore bloqueando a fachada e o letreiro da sua franquia? Se for possível removê-la, perfeito! Se não, é preciso pensar em uma nova solução ou até descartar o local. Uma dica é dar preferência para esquinas, onde você ficará visível ao público em pelo menos dois sentidos de tráfego!
Um outro ponto que pode-se observar é que, às vezes, você pode ter achado um bom bairro, mas a rua do imóvel não tem nenhum movimento. É preciso um mínimo de circulação para que saibam que seu negócio está ali! Então é bom tomar cuidado com ruas extremamente residenciais, que podem camuflar o seu negócio entre as casas.
Público da Região
O público passante ou morador do seu ponto é um potencial cliente? Ele anda mais a pé, vai de transporte público ou usa o carro? Se o cliente for em sua maioria pedestre, a construção de um estacionamento pode deixar de ser prioridade.
Se ele vier até você de transporte público, observe se existem pontos de ônibus próximos ao imóvel analisado.
Ainda, se o público usa mais o carro, o estacionamento é indispensável. Se o espaço não comporta, é importante considerar o convênio com um estacionamento particular próximo.
Observe o volume do movimento em diferentes horários e analise o comportamento do público. Se a região for considerada perigosa à noite e o seu serviço roda até as 21h, por exemplo, você terá uma queda de público nesse horário.
Quanto mais fácil de o público chegar até o seu estabelecimento, seja de carro ou transporte público, maior a possibilidade do seu cliente escolher a sua loja e não outra concorrente.
Anote esses itens e esteja preparado para analisar minuciosamente os detalhes de cada canto desse imóvel como se fosse a sua casa! Afinal, ela pode vir a ser o seu cantinho em horário comercial.
Se tiver mais dúvidas, a inFlux traz muitos outros conteúdos no blog para te ajudar a decidir se abrir uma franquia é mesmo o seu negócio!